Este artigo objetiva uma discussão acerca da educação de surdos, delimitando-se aos desafios encontrados diante da formação educacional dos mesmos. Nessa perspectiva defendemos uma educação inclusiva para além da inserção no ensino regular, e em consideração as particularidades de cada pessoa, para isso deve favorecer a uma aprendizagem significativa, sem prejuízos na qualidade do ensino oferecido tanto aos ouvintes como aos estudantes surdos. Para alcançar tais objetivos utilizamos como pressupostos metodológicos a pesquisa qualitativa e como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a pesquisa de campo onde abordamos sobre as questões relacionadas a inclusão e surdez no âmbito educacional. A partir das informações coletadas, constatou-se que além do sistema de ensino regular não está preparado para receber e lidar com os alunos surdos ainda há a falta de preparo e compromisso dos professores com as questões inclusivas e como consequência, não desenvolvem práticas e estratégias pedagógicas que atendam às necessidades educacionais desses alunos. Balizam nossos estudos as contribuições teóricas de Yin (2005), Mori (2003), Soler (2005), Souza e Silva (2005), e Garcia (1999).