O referido trabalho propõe uma análise das práticas nas políticas públicas da educação infantil de 4 e 5 anos, com foco as prioridades de investimentos nos diferentes segmentos que compreende esta modalidade de ensino. Na educação Infantil, primeira modalidade de ensino regular de suma importância a criança tem direito em todos os sentidos. Ao educador cabe considerar o tempo de aprendizagem de cada estudante e possibilitar diferentes estratégias metodológicas de ensino, unindo tudo a sua vivência cotidiana para que este saber tenha sentido para o mesmo. Contudo, isso só é possível quando as políticas educacionais são condizentes e possibilitam aos sujeitos envolvidos meios para que haja a efetivação da aprendizagem. Nesse sentido, analisar se realmente há avanços nas políticas públicas de educação infantil da criança de 4 e 5 anos e quais os desafios enfrentados para que de fato se concretizem na prática dentro das instituições de ensino, estas políticas é o objetivo principal dessa pesquisa, a qual foi realizada na Rede Municipal de ensino São Bento do Una, na primeira etapa sendo de caráter documental, buscou-se alguns embasamentos teóricos como as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, Base Nacional Curricular para a Educação infantil e numa segunda etapa, uma pesquisa exploratória qualitativa onde analisamos os dados coletados em entrevista realizada com a dirigente do FUNDEB Municipal, um gestor , um coordenador e um professor da rede Municipal de ensino. Onde concluímos que investimentos em programas de formação e materiais adequados são indispensáveis para a formação dessa modalidade de ensino infantil.