Nos dias atuais vivemos em uma sociedade heterogênea, no qual diversos fatores imbricados acabam constituindo nossa hibridização seja de cunho político, cultural e socioeconômico.
A Escola é a expressão da realidade, ou seja, lócus centrais da qualidade do ensino e não está aquém das mudanças ocorridas fora de suas adjacências. Tem como objetivo a formação do homem como ser social, autônomo, suficientemente capaz de se autogovernar, trazendo habilidades, conhecimentos e percepções diferenciadas do mundo ao seu redor.
A prática democrática passa necessariamente pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de todos os que fazem a escola. A Gestão democrática precisa ser compreendida como instrumento a ser sempre aprimorado continuadamente no ambiente pedagógico.
O presente artigo na área de Gestão educacional realizada na Escola Municipal de Jesus de Nazaré, localizada na Cidade de Jaboatão dos Guararapes ocorreu de maneira reflexiva e crítica com a finalidade de entender o cotidiano escolar em 3 dias de visitas, ocorridas no turno da tarde, sempre às segundas-feiras juntamente com o apoio da equipe escolar, no qual orientou o funcionamento, as defasagens, o diálogo, humanização da equipe pedagógica, tornando uma experiência bastante rica e diferenciada vivida em escolas municipais da Cidade.
A Escola possui a tarefa de promover o diálogo, humanização e emancipação do ser humano. Nesse sentido, o Gestor escolar assume o papel de mediador e articulador dos segmentos internos e externos presentes na Instância Escolar estimulando a participação da comunidade escolar no planejamento, execução e avaliação conjuntamente, onde todos os envolvidos possam interagir e construir novos conhecimentos de maneira coletiva e compartilhada.