Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO ACOMPANHAMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS SURDOS

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ALUNOS SURDOS, DOCENTE, DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45896
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 986
    "inscrito_id" => 8017
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO ACOMPANHAMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS SURDOS"
    "resumo" => "Sabendo das dificuldades dos alunos surdos na aquisição dos conteúdos, assim como sua simulação em sala de aula como aprendizes, ficou perceptível que esses estudantes estão com um conhecimento muito aquém do esperado, impossibilitando-os de conviver melhor em sociedade, como também de ingressar em uma universidade, concorrer uma vaga de emprego e até mesmo ser aprovado em um concurso público, pois não lhes são oferecidos igualdades de condições. Logo a inclusão do aluno surdo deve ocorrer desde a Educação Infantil até a Educação Superior. O trabalho com aluno surdo deve ocorrer em um ambiente bilíngue, no qual a Língua de Sinais e Portuguesa se faça presente. Portanto, não se fala em alfabetização de surdos simplesmente, mas o meio pelo qual conhece e se apropria da língua e a utiliza em suas relações sociais, acredita-se que esse seria o letramento. Neste contexto, esse estudo teve como objetivo geral compreender a metodologia utilizada pela professora para oportunizar o desenvolvimento do aluno surdo em relação à alfabetização e letramento. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino, da cidade de Cachoeirinha-PE. Como metodologia propôs-se pesquisa de campo, assim como observação da sala de aula. Os dados levantados apontam que há uma enorme dificuldade da docente e equipe pedagógica no processo de alfabetização e letramento da aluna surda, no qual não há de fato a inclusão esperada, e isso ocorre devido à falta de formação nessa área desses profissionais e conhecimentos também nesse sentido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ALUNOS SURDOS, DOCENTE, DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID8017_28082018152931.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA IZABELA LIBERAL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA"
    "autor_email" => "izacat-rafa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45896
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 986
    "inscrito_id" => 8017
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO ACOMPANHAMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS SURDOS"
    "resumo" => "Sabendo das dificuldades dos alunos surdos na aquisição dos conteúdos, assim como sua simulação em sala de aula como aprendizes, ficou perceptível que esses estudantes estão com um conhecimento muito aquém do esperado, impossibilitando-os de conviver melhor em sociedade, como também de ingressar em uma universidade, concorrer uma vaga de emprego e até mesmo ser aprovado em um concurso público, pois não lhes são oferecidos igualdades de condições. Logo a inclusão do aluno surdo deve ocorrer desde a Educação Infantil até a Educação Superior. O trabalho com aluno surdo deve ocorrer em um ambiente bilíngue, no qual a Língua de Sinais e Portuguesa se faça presente. Portanto, não se fala em alfabetização de surdos simplesmente, mas o meio pelo qual conhece e se apropria da língua e a utiliza em suas relações sociais, acredita-se que esse seria o letramento. Neste contexto, esse estudo teve como objetivo geral compreender a metodologia utilizada pela professora para oportunizar o desenvolvimento do aluno surdo em relação à alfabetização e letramento. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino, da cidade de Cachoeirinha-PE. Como metodologia propôs-se pesquisa de campo, assim como observação da sala de aula. Os dados levantados apontam que há uma enorme dificuldade da docente e equipe pedagógica no processo de alfabetização e letramento da aluna surda, no qual não há de fato a inclusão esperada, e isso ocorre devido à falta de formação nessa área desses profissionais e conhecimentos também nesse sentido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ALUNOS SURDOS, DOCENTE, DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID8017_28082018152931.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA IZABELA LIBERAL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA"
    "autor_email" => "izacat-rafa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Sabendo das dificuldades dos alunos surdos na aquisição dos conteúdos, assim como sua simulação em sala de aula como aprendizes, ficou perceptível que esses estudantes estão com um conhecimento muito aquém do esperado, impossibilitando-os de conviver melhor em sociedade, como também de ingressar em uma universidade, concorrer uma vaga de emprego e até mesmo ser aprovado em um concurso público, pois não lhes são oferecidos igualdades de condições. Logo a inclusão do aluno surdo deve ocorrer desde a Educação Infantil até a Educação Superior. O trabalho com aluno surdo deve ocorrer em um ambiente bilíngue, no qual a Língua de Sinais e Portuguesa se faça presente. Portanto, não se fala em alfabetização de surdos simplesmente, mas o meio pelo qual conhece e se apropria da língua e a utiliza em suas relações sociais, acredita-se que esse seria o letramento. Neste contexto, esse estudo teve como objetivo geral compreender a metodologia utilizada pela professora para oportunizar o desenvolvimento do aluno surdo em relação à alfabetização e letramento. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino, da cidade de Cachoeirinha-PE. Como metodologia propôs-se pesquisa de campo, assim como observação da sala de aula. Os dados levantados apontam que há uma enorme dificuldade da docente e equipe pedagógica no processo de alfabetização e letramento da aluna surda, no qual não há de fato a inclusão esperada, e isso ocorre devido à falta de formação nessa área desses profissionais e conhecimentos também nesse sentido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.