A disciplina de Biologia oportuniza o debate de vários temas, enriquecendo o ambiente escolar com assuntos, que possam formar o discente, não somente com o conhecimento acadêmico, mas desenvolvendo seu senso crítico em relação às informações que recebe da sociedade, assim podemos utilizar as mídias como ferramentas metodológicas, pois ocasiona uma forma de integrar o mundo do aluno com o ambiente escolar, citando como exemplo dessas ferramentas: as Histórias em Quadrinhos, mangás, animes e os filmes; todas essas mídias tornam o ambiente escolar mais atrativo para o aluno, aproximando o professor da linguagem usados pelos discentes em seu lazer, mas as mídias também podem atuar como forma de propagação de ideias (GABRIEL, 2009), que podem influenciar o comportamento das pessoas, entre essas mídias podemos falar das HQ e dos filmes, que se originaram a partir desse tipo de material, o artigo teve como objetivo perceber como os alunos de uma turma de primeiro ano do ensino médio percebiam a representação das etnias nas mídias cinematográficas, como objetivos específicos tínhamos: saber com qual personagem do filme, os alunos tinham maior identificação, relacionar a etnia do aluno com o personagem escolhido e determinar que outros personagens afrodescendentes, os alunos conheciam, a metodologia consistiu em assistir junto com os alunos de uma turma do ensino médio o filme Capitão América - Guerra Civil, e aplicação de um questionário e debate dos resultados obtidos, como dados tivemos o perfil dos alunos que tinham idade entre 15 a 18 anos, em sua maioria pardos, podemos citar como resultado que os alunos pardos e negros não se identificaram com os personagens negros do filme, eles não conheciam outros personagens negros, citando somente personagens de desenhos, e em relação a personagens homoafetivos, não houve menção, com isso percebemos que A análise dos dados sugeriu que mesmo numa turma, em que a maioria dos alunos são afrodescendentes ou pardos, eles não se identificam com personagens afrodescendentes, como já foi dito, a mídia fortalece o modelo de personagem branco e heterossexual, com isso os jovens não tem modelos para identificar-se, Esse artigo possibilitou o debate de como a mídia representa as etnias e as minorias em seus filmes, sendo importante trazer a discursão para a sala de aula, com isso desenvolvemos o senso críticos dos alunos em relação ao que eles veem nos filmes e cinemas.