Com a expansão da internet e das tecnologias digitais em diversas áreas da sociedade atual, observa-se a inserção cada vez maior dos recursos digitais no contexto educacional, permitindo que práticas inovadoras ampliem antigas possibilidades. Nesse sentido, para se construir uma prática pedagógica baseada no Design Thinking – DT, é necessário pensar em um processo interativo que envolva planejamento, situações de aprendizagens que elaboram os processos de construção do conhecimento, assim, questiona-se: de que forma o uso das tecnologias digitais, baseadas no DT, podem contribuir no processo de construção de uma aprendizagem (cri)ativa? Este estudo tem como objetivo principal analisar como o DT pode potencializar o uso das tecnologias digitais na promoção de uma prática pedagógica pautada em novas formas de ensino e aprendizagem. Assim, torna-se necessário a construção de uma práxis imbricada harmoniosamente com esses recursos digitais e que estejam centradas, principalmente, na aprendizagem do sujeito. A metodologia desta pesquisa caracteriza-se como qualitativa porque possibilita uma maior reflexão em torno das concepções teóricas sobre a temática e o imbricamento com práticas pedagógicas que estejam centradas na aprendizagem, a partir de um diálogo com Calvanti e Filatro (2016); Brown (2008, 2010); Vianna (2012); Aparici e Acedo (2010). O uso das tecnologias digitais pode contribuir para a construção de um novo espaço de ensino e aprendizagem que fomente a criatividade e colaboração, pois proporcionam a interação e a comunicação entre os diferentes sujeitos, favorecendo o acesso às informações diversificadas, potencializando a troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos.