Essa pesquisa teve por objetivo analisar a apropriação dos licenciandos de matemática ao usarem o Apprenti Géomètre 2- AG2 em situações de medida e mudança de unidade de área. Adotou-se para fundamentação a Teoria Instrumental- TI proposta por Rabardel (1995). Nessa pesquisa, de caráter qualitativa, participaram 20 licenciandos em matemática do 5º período de uma universidade pública da cidade do Recife/PE. O instrumento para coleta de dados foi uma atividade contemplando duas questões. A primeira referente a medida de área e a segunda a mudança de unidade. Os resultados obtidos trazem à tona que o processo de gênese instrumental ocorreu por parte dos licenciandos, transformando o artefato em instrumento para realização da atividade. Observou-se que apesar da instrumentalização e instrumentação acontecerem na vivência, a instrumentação ocorreu com maior ênfase nesse estudo, uma vez que, os licenciandos ao afirmarem ter conhecimentos prévios de manipulação do artefato, fez com que todos se dedicassem diretamente a resolução da atividade proposta, relegando um momento dedicado exclusivamente ao conhecimento de algumas ferramentas do AG2.