Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VISÃO FOTOGRÁFICA DO PRONERA EM RORAIMA

Palavra-chaves: EJA, EDUCAÇÃO, PROJETOS DE ASSENTAMENTOS Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
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      O presente trabalho visa demonstrar a realidade do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) sob á ótica fotográfica, mostrando a realidade das aulas de Educação de Jovens e Adultos em áreas de assentamentos, vinculadas ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), na região amazônica, mais especificamente no estado de Roraima. As fotografias foram registradas durante a execução dos projetos do PRONERA realizados pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) em parceria com INCRA e movimentos sociais. A ideia central do trabalho é provocar uma reflexão se o programa tem um caráter social ou é apenas uma regulação social, será que a educação ofertada para os agricultores roraimenses, que durante muito tempo tiveram a educação negada, tem as mesmas condições de uma escola pública regular e oferece o mesmo nível de ensino? Esses momentos históricos foram catalogados durante os acompanhamentos pedagógicos realizados pelos coordenadores geral, pedagógico, local e estagiários que bravamente, em um trabalho de militância, tentaram ofertar da melhor forma possível uma educação de qualidade para os trabalhadores e trabalhadoras do campo que vivem na região amazônica. Dessa forma, o trabalho mostra por meio visual que ainda existe muita diferença entre a educação ofertada nos grandes centros e a educação para o homem do campo. Além disso, percebe-se uma precarização nos projetos de assentamentos do estado de Roraima no que diz respeito a salas de aulas, estradas, água tratada, luz elétrica, professores qualificados e acesso à internet.\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho visa demonstrar a realidade do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) sob á ótica fotográfica, mostrando a realidade das aulas de Educação de Jovens e Adultos em áreas de assentamentos, vinculadas ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), na região amazônica, mais especificamente no estado de Roraima. As fotografias foram registradas durante a execução dos projetos do PRONERA realizados pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) em parceria com INCRA e movimentos sociais. A ideia central do trabalho é provocar uma reflexão se o programa tem um caráter social ou é apenas uma regulação social, será que a educação ofertada para os agricultores roraimenses, que durante muito tempo tiveram a educação negada, tem as mesmas condições de uma escola pública regular e oferece o mesmo nível de ensino? Esses momentos históricos foram catalogados durante os acompanhamentos pedagógicos realizados pelos coordenadores geral, pedagógico, local e estagiários que bravamente, em um trabalho de militância, tentaram ofertar da melhor forma possível uma educação de qualidade para os trabalhadores e trabalhadoras do campo que vivem na região amazônica. Dessa forma, o trabalho mostra por meio visual que ainda existe muita diferença entre a educação ofertada nos grandes centros e a educação para o homem do campo. Além disso, percebe-se uma precarização nos projetos de assentamentos do estado de Roraima no que diz respeito a salas de aulas, estradas, água tratada, luz elétrica, professores qualificados e acesso à internet. Eja. Educação. Roraima.

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