Resumo: o advento das Tecnologias Digitais Móveis (TDM) trouxe mudanças que impactaram a vida cotidiana dos incluídos nesse contexto, implementando, ampliando lógicas como virtualidade, compartilhamento, interação, conexão, personalização. Esse avanço proporcionou desenvolvimento de pesquisas científicas, cujas descobertas sobre a matéria abriram caminho para a mudança de paradigma, saindo da modernidade para o chamado “novo paradigma”. Tal contexto sociotécnico, também intitulado cibercultura, impacta as instituições que constituem a sociedade e, entre elas, a escola, que passa a questionar-se e ser questionada quanto a seu significado. Surge desse panorama a seguinte questão de partida: quais as características necessárias à prática docente na cibercultura? Considerando que o trabalho dos professores é chamado à adaptação, esse estudo propõe-se a contribuir com a discussão necessária, relacionando categorias que nem sempre são consideradas em conjunto. Assim, tem como objetivo identificar características necessárias à prática docente na cibercultura e no contexto de mudança paradigmática. O estudo foi desenvolvido por meio de uma investigação exploratória, de caráter bibliográfico, que possibilitou identificar a relação entre cibercultura, mudança paradigmática e prática docente, bem como permitiu indicar caminhos de resposta possíveis a tal prática. A investigação evidencia a relevância do trabalho com as TDM e com metodologias ativas, apoiado em paradigmas que enxerguem o estudante como protagonista de seu processo de aprendizagem e o professor como orientador desse processo; coloca esses aspectos em relevo como condutores do trabalho docente na direção da construção de respostas à crise e à efetiva significação da escola em uma sociedade conectada.