VEGETAÇÃO HERBÁCEA NO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DO EDUCANDO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49307 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1766 "inscrito_id" => 3449 "titulo" => "VEGETAÇÃO HERBÁCEA NO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DO EDUCANDO" "resumo" => "Este presente trabalho tem como objetivo central mostrar o lúdico como instrumento didático na construção do ensino da Biogeografia no processo de ensino-apredizagem. Também, desenvolvimento de técnicas aplicadas em relação ao componente herbáceo, facilitando o entendimento dos discentes em relação à vegetação herbácea em sala de aula e sua importância como ciência e seu âmbito no ensino escolar. A parti disso, o mesmo abordam-se 4 pontos fundamentais: Os “biótopos”, que consiste em lugar/espaço onde se desenvolve a vida. A “areografia”, que é o estudo das áreas, ou seja, da distribuição geográfica de um táxon (família, gênero ou espécie). Os “transectos”, que significa linha ou uma faixa amostral de uma comunidade com comprimento e largura variáveis, que são registradas e contabilizadas as ocorrências dos fenômenos que estão a serem estudados, e este pautado em um método de levantamento de dados, análise e representação da paisagem. E por fim, o método de “quadrantes”, que é utilizado pela fitossociologia, o estudo da estrutura e composição dos tipos de vegetação, baseado em metodologia quantitativa ou semi-quantitativa. Através disso, foram desenvolvido dinâmicas sobre os principais tipos de vegetação herbácea, utilizando os próprios alunos como principal objeto do estudo. Dessa forma, foram propostos atividades lúdicas e práticas para uma melhor obtenção de ensino-aprendizagem sobre o referente tema. Assim, foram utilizada a didática para uma melhor absorção do conteúdo em sala de aula, dando ênfase as pesquisas, análises bibliográficas e a observação das aulas da biogeografia para a obtenção do trabalho que será apresentado a seguir." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "BIOGEOGRAFIA, VEGETAÇÃO HERBÁCEA, LÚDICO, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID3449_08092018161624.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA PEREZ GUILHERMINO SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA" "autor_email" => "andressa.s@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49307 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1766 "inscrito_id" => 3449 "titulo" => "VEGETAÇÃO HERBÁCEA NO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DO EDUCANDO" "resumo" => "Este presente trabalho tem como objetivo central mostrar o lúdico como instrumento didático na construção do ensino da Biogeografia no processo de ensino-apredizagem. Também, desenvolvimento de técnicas aplicadas em relação ao componente herbáceo, facilitando o entendimento dos discentes em relação à vegetação herbácea em sala de aula e sua importância como ciência e seu âmbito no ensino escolar. A parti disso, o mesmo abordam-se 4 pontos fundamentais: Os “biótopos”, que consiste em lugar/espaço onde se desenvolve a vida. A “areografia”, que é o estudo das áreas, ou seja, da distribuição geográfica de um táxon (família, gênero ou espécie). Os “transectos”, que significa linha ou uma faixa amostral de uma comunidade com comprimento e largura variáveis, que são registradas e contabilizadas as ocorrências dos fenômenos que estão a serem estudados, e este pautado em um método de levantamento de dados, análise e representação da paisagem. E por fim, o método de “quadrantes”, que é utilizado pela fitossociologia, o estudo da estrutura e composição dos tipos de vegetação, baseado em metodologia quantitativa ou semi-quantitativa. Através disso, foram desenvolvido dinâmicas sobre os principais tipos de vegetação herbácea, utilizando os próprios alunos como principal objeto do estudo. Dessa forma, foram propostos atividades lúdicas e práticas para uma melhor obtenção de ensino-aprendizagem sobre o referente tema. Assim, foram utilizada a didática para uma melhor absorção do conteúdo em sala de aula, dando ênfase as pesquisas, análises bibliográficas e a observação das aulas da biogeografia para a obtenção do trabalho que será apresentado a seguir." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "BIOGEOGRAFIA, VEGETAÇÃO HERBÁCEA, LÚDICO, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID3449_08092018161624.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA PEREZ GUILHERMINO SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA" "autor_email" => "andressa.s@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }