AS NOVAS PERSPECTIVAS DO ALFABETIZAR LETRANDO: UM OLHAR VOLTADO PARA O 1° ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46474 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 978 "inscrito_id" => 8955 "titulo" => "AS NOVAS PERSPECTIVAS DO ALFABETIZAR LETRANDO: UM OLHAR VOLTADO PARA O 1° ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Vivendo numa sociedade “grafocêntrica”, em que o sistema de escrita se solidifica cada vez mais nas relações sociais, as demandas contemporâneas indicam que apenas codificar e decodificar não são suficientes, pois um processo exitoso na aprendizagem de leitura e escrita influi sobremaneira na carreira escolar de cada sujeito. Nesse contexto, com as mudanças introduzidas pelo ciclo de nove anos e pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a criança passa a dispor de três anos para se tornar alfabetizada, ou dois, com as mudanças propostas pela BNCC, e com isso, surge uma preocupação com o processo de ensino e aprendizagem de modo que seja mais produtivo, aliando a alfabetização ao processo de letramento. Nesse sentido, este estudo propõe uma discussão sobre as atividades alfabetizadoras de crianças no 1º ano, quando as crianças devem dominar o sistema de escrita, sendo instigadas, posteriormente, ao aprendizado constante. Utilizamos, então, como base teórica os estudos de Andaló (2000), Carvalho (2004) e Teberosky & Colomer (2003), que nos ajudaram na proposição das atividades, por acreditarmos que essas obras contribuem com a apresentação de atividades voltadas para a prática do alfabetizar letrando. E por se tratar de um ensaio, com fins teóricos, não temos a indicação de resultados, apenas gostaríamos de propor novos caminhos para a prática da sala de aula, apontando algumas soluções e contribuindo para a superação das dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, CICLO DE NOVE ANOS, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID8955_28082018062503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMANUELLA FARIAS DE ALMEIDA BARROS" "autor_nome_curto" => "EMMANUELLA BARROS" "autor_email" => "emmanuellabarros@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46474 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 978 "inscrito_id" => 8955 "titulo" => "AS NOVAS PERSPECTIVAS DO ALFABETIZAR LETRANDO: UM OLHAR VOLTADO PARA O 1° ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Vivendo numa sociedade “grafocêntrica”, em que o sistema de escrita se solidifica cada vez mais nas relações sociais, as demandas contemporâneas indicam que apenas codificar e decodificar não são suficientes, pois um processo exitoso na aprendizagem de leitura e escrita influi sobremaneira na carreira escolar de cada sujeito. Nesse contexto, com as mudanças introduzidas pelo ciclo de nove anos e pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a criança passa a dispor de três anos para se tornar alfabetizada, ou dois, com as mudanças propostas pela BNCC, e com isso, surge uma preocupação com o processo de ensino e aprendizagem de modo que seja mais produtivo, aliando a alfabetização ao processo de letramento. Nesse sentido, este estudo propõe uma discussão sobre as atividades alfabetizadoras de crianças no 1º ano, quando as crianças devem dominar o sistema de escrita, sendo instigadas, posteriormente, ao aprendizado constante. Utilizamos, então, como base teórica os estudos de Andaló (2000), Carvalho (2004) e Teberosky & Colomer (2003), que nos ajudaram na proposição das atividades, por acreditarmos que essas obras contribuem com a apresentação de atividades voltadas para a prática do alfabetizar letrando. E por se tratar de um ensaio, com fins teóricos, não temos a indicação de resultados, apenas gostaríamos de propor novos caminhos para a prática da sala de aula, apontando algumas soluções e contribuindo para a superação das dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, CICLO DE NOVE ANOS, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID8955_28082018062503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMANUELLA FARIAS DE ALMEIDA BARROS" "autor_nome_curto" => "EMMANUELLA BARROS" "autor_email" => "emmanuellabarros@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }