Este artigo tem por finalidade avaliar um projeto vivenciado pela Escola Compositor Antônio, os objetivos são: analisar a importância desse projeto para estimular a leitura e a escrita dos estudantes dos sextos anos utilizando a afetividade e a ludicidade para estimular o comportamento leitor. Os específicos são: Mostrar a importância do projeto para o letramento dos estudantes, evidenciar a interdisciplinaridade. Chamado: Mamãe ECAM cozinha bem faz uma avaliação diagnóstica, uma sondagem para verificar o nível de letramento dos estudantes dos sextos anos, fornece uma devolutiva as escolas municipais do entorno que encaminharam esses alunos. Uma experiência exitosa que foi uma sugestão da coordenação pedagógica no início do ano letivo, cuja culminância foi no dia das mães. A experiência que envolveu os docentes, principalmente Português e Artes e através da afetividade das receitas preferidas e da presença da aprendizagem colaborativa, alcançou um resultado satisfatório de aprendizagem, um livro das receitas escolhidas, um almoço no dia das mães no refeitório da escola. A parceria dos professores foi fundamental, bem como, da Nutricionista com a pesagem dos alunos (as), medidas e orientações.