Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VAMOS FALAR SOBRE EDUCAÇÃO EMOCIONAL? O USO DO FILME “DIVERTIDA MENTE” COMO DISPOSITIVO PARA O (A) PSICÓLOGO (A) ESCOLAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EMOCIONAL, FILME DIVERTIDA MENTE, EMOÇÕES, PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL Comunicação Oral (CO) GT 18. Educação Emocional
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Há uma urgência em se trabalhar a educação emocional e a escola tem sido considerada um dos ambientes facilitadores para tal. Um dos objetivos desta educação é o trabalho com emoções que limitam o potencial do indivíduo buscando torná-lo mais assertivo. O objetivo do artigo é relatar duas intervenções realizadas durante o período de estágio em uma turma de quarto ano de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Campina Grande- PB. Participaram da primeira intervenção (exibição do filme Divertida mente) vinte e sete discentes, sendo doze meninas e quinze meninos e da segunda intervenção (reflexão sobre o filme) vinte e oito discentes destes quatorze foram meninas e quatorze meninos. O objetivo das intervenções foi trabalhar o emocional das crianças imersas em vulnerabilidades sociais e consideradas pela a escola como a “pior” turma. Para atingir tal finalidade utilizou-se em um primeiro momento o filme “Divertida mente” como dispositivo aliado na promoção de momentos em que se trabalharia a educação emocional. No segundo momento utilizou-se oito cenas retiradas do filme através da técnica Print Screen e foi promovido momentos de reflexões embasadas tanto no filme quanto na teoria da educação emocional. As intervenções foram consideradas como trabalhos exitosos, além do que se considera que tenham servido de espelho tanto para a professora repensar suas práticas quanto para as crianças auxiliarem seus familiares, sobretudo, seus pais a lidarem com suas próprias emoções e as da criança, visto que presumivelmente estes pais não tiveram algum trabalho com educação emocional.

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