O ensino de ciências, uma vez próximo da investigação científica, abre espaço para um entendimento mais significativo dos conceitos, demonstrando que para que ocorra a alfabetização científica não se faz necessário o rebaixamento da ciência. O presente artigo apresenta uma experiência vivenciada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Amália Xavier, ocorrida no ano 2016 com as turmas do 3º ano do ensino médio, com uma proposta de renovação metodológica das aulas de Biologia, embasada na investigação orientada em torno de situações problemas e de interesses aos alunos, com o intuito de contribuir para o êxito escolar e a construção científica. Os alunos tiveram durante as aulas de Biologia contato direto com textos científicos abordando assuntos referentes a área de Ciências, no contraturno oficinas de escrita científica, onde construíram projetos de pesquisas e orientação passo a posso realizando pesquisas científica. Como resultado desse conjunto de atividades os alunos conseguiram produzir 25 trabalhos de pesquisa, 16 foram aceitos para publicação na Revista Científica INOVE e 1 foi apresentado no V Simpósio Internacional Padre Cicero. Diante dessas atividades desenvolvidas foi possível perceber o envolvimento dos alunos e de toda comunidade escolar com a pesquisa científica, reflexão crítica e explícita da transmissão e compreensão de conhecimentos já elaborados.