O trabalho docente se torna o principal alicerce para o desenvolvimento fortalecimento de
conhecimentos, onde as ideias e valores são difundidos são mesmo em que favorece a construção de
habilidades, aprendizagens e qualificação para um melhor desempenho dos discentes tanto em sala de
aula como na vida cotidiana. Nisso é de suma importância à valorização do docente através da
implantação de salário compatível com a formação profissional, reconhecimento social com condições
digna de trabalho, redução de jornada de trabalho que permita ao professor atuar em apenas uma
instituição escolar, possibilitando ao educador não levarem serviços de qualidade aos seus alunos.
Diante disso, este estudo teve como objetivo geral refletir sobre a situação de professores em sala de
aula de uma escola pública municipal de Caxias-MA , assim como identificar os desafios enfrentados
pelos docentes perante a execução do ato de educar, assim como verificar as condições de trabalho dos
docentes na, e por fim investigar os fatores que levam desmotivação docente em sala de aula e
desvalorização do profissional professor. A pesquisa teve uma abordagem quali-quantitava, onde a
coleta dos dados ocorreu através da aplicação de um questionário semi-estruturado direcionados ao
público docente de uma escola da rede municipal da cidade de Caxias-Ma. A pesquisa foi significativa
mostrando uma fragilidade na educação pública do município da cidade de Caxias-Ma. Observou-se a
falta de investimentos na formação dos professores, dentre eles, a estabilidade e a valorização desses
profissionais que é indispensável na formação de todos os cidadãos.