Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EJA

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, EJA, LITERATURA E ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46014
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2734
    "inscrito_id" => 8782
    "titulo" => "A LITERATURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EJA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo discutir sobre a presença da literatura no livro didático (LDLP), EJA Moderna, adotado para ser trabalhado no segundo ciclo de uma escola municipal de Conde. Sabemos que o livro didático tem sido um dos subsídios para o ensino, visto que houve todo um processo de mudanças para atender a proposta de alfabetização e letramento de forma distinta da educação infantil e do ensino regular, assim também como ao ensino contextualizado, adequando-se à realidade dos alunos e da comunidade em que estão inseridos. A literatura, por sua vez, é um bem inegável à humanidade, independente da classe social, gênero, raça, faixa-etária, sua função, entre tantas, não é estigmatizar, é em formar cidadãos mais humanos, capazes de refletir, criticar e atuar na sociedade. Levando em consideração as mudanças significativas de produção de LD, e da literatura como um direito inalienável (CANDIDO, 1998), observamos como os textos literários se apresentam para os alunos da EJA, mapeando e analisando a abordagem literária no Livro didático. Por meio da análise de conteúdos realizada, nota-se a presença significativa de textos literários no (LDLP), apresentando-se com variados gêneros, poema, crônicas, diários, fábulas. Há, ainda, uma abordagem desses textos como uma introdução para determinados conteúdos a serem explicados durante o capítulo, em especial os gêneros discursivos, bilhete, carta e conteúdos de análise linguística."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, EJA, LITERATURA E ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID8782_10092018163313.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDICLÉCIA SOUSA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "EDICLÉCIA"
    "autor_email" => "clecia_kesinha@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46014
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2734
    "inscrito_id" => 8782
    "titulo" => "A LITERATURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EJA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo discutir sobre a presença da literatura no livro didático (LDLP), EJA Moderna, adotado para ser trabalhado no segundo ciclo de uma escola municipal de Conde. Sabemos que o livro didático tem sido um dos subsídios para o ensino, visto que houve todo um processo de mudanças para atender a proposta de alfabetização e letramento de forma distinta da educação infantil e do ensino regular, assim também como ao ensino contextualizado, adequando-se à realidade dos alunos e da comunidade em que estão inseridos. A literatura, por sua vez, é um bem inegável à humanidade, independente da classe social, gênero, raça, faixa-etária, sua função, entre tantas, não é estigmatizar, é em formar cidadãos mais humanos, capazes de refletir, criticar e atuar na sociedade. Levando em consideração as mudanças significativas de produção de LD, e da literatura como um direito inalienável (CANDIDO, 1998), observamos como os textos literários se apresentam para os alunos da EJA, mapeando e analisando a abordagem literária no Livro didático. Por meio da análise de conteúdos realizada, nota-se a presença significativa de textos literários no (LDLP), apresentando-se com variados gêneros, poema, crônicas, diários, fábulas. Há, ainda, uma abordagem desses textos como uma introdução para determinados conteúdos a serem explicados durante o capítulo, em especial os gêneros discursivos, bilhete, carta e conteúdos de análise linguística."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, EJA, LITERATURA E ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID8782_10092018163313.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDICLÉCIA SOUSA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "EDICLÉCIA"
    "autor_email" => "clecia_kesinha@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir sobre a presença da literatura no livro didático (LDLP), EJA Moderna, adotado para ser trabalhado no segundo ciclo de uma escola municipal de Conde. Sabemos que o livro didático tem sido um dos subsídios para o ensino, visto que houve todo um processo de mudanças para atender a proposta de alfabetização e letramento de forma distinta da educação infantil e do ensino regular, assim também como ao ensino contextualizado, adequando-se à realidade dos alunos e da comunidade em que estão inseridos. A literatura, por sua vez, é um bem inegável à humanidade, independente da classe social, gênero, raça, faixa-etária, sua função, entre tantas, não é estigmatizar, é em formar cidadãos mais humanos, capazes de refletir, criticar e atuar na sociedade. Levando em consideração as mudanças significativas de produção de LD, e da literatura como um direito inalienável (CANDIDO, 1998), observamos como os textos literários se apresentam para os alunos da EJA, mapeando e analisando a abordagem literária no Livro didático. Por meio da análise de conteúdos realizada, nota-se a presença significativa de textos literários no (LDLP), apresentando-se com variados gêneros, poema, crônicas, diários, fábulas. Há, ainda, uma abordagem desses textos como uma introdução para determinados conteúdos a serem explicados durante o capítulo, em especial os gêneros discursivos, bilhete, carta e conteúdos de análise linguística.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.