O ensino da Genética nas escolas tem sido alvo de discussões e críticas entre os alunos, visto que os mesmos almejam por mais aulas práticas e interativas que estimulem sua aprendizagem. Levando em consideração a carga horária e a correria que um professor de ensino médio é submetido, os mesmos muitas vezes não têm tempo suficiente para se atualizar, criar práticas novas de ensino e aulas mais dinâmicas e lúdicas. Sendo a genética um assunto que está cada dia mais envolvida no cotidiano das pessoas, esse trabalho tem como objetivo avaliar o ensino da genética em sala de aula, o modo como os professores abordam esse tema e como é passado para os alunos do terceiro ano do ensino médio. A pesquisa ocorreu na Escola Técnica José Humberto De Moura Cavalcante, situada no Município de Limoeiro-PE, com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio, totalizando 3 (três) turmas distintas com um total de 97 alunos. Inicialmente foi feito uma sondagem nas turmas sobre as práticas abordadas para as aulas de genética, em seguida foi realizado um questionário com 5 (cinco) perguntas de múltipla escolha respondido pelos alunos sobre o assunto. Foram utilizados materias como: papel ofício e canetas. Através da análise dos resultados, podemos perceber claramente a necessidade de introduzir aulas práticas de genética nas aulas do ensino médio, dinamizar o conteúdo é essencial para a realização completa do processo de aprendizagem. Os livros didáticos trazem o conteúdo, mas o professor tem um papel fundamental no ensino-aprendizagem dos alunos. Técnicas novas, materiais diferenciados, jogos lúdicos, aulas práticas em adição às teóricas, são perspectivas novas que fariam toda diferença no aproveitamento e interesse dos estudantes.