Este trabalho traz um recorte de uma pesquisa sobre como o tema transversal “Meio Ambiente” está sendo abordado em uma coleção de livros didáticos de Português aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2017). O objeto desta análise foi a edição correspondente ao 7º ano, da coleção Singular & Plural (editora Moderna, das autoras Laura Figueiredo, Marisa Balthasar e Shirley Goulart). Há nesse livro uma unidade intitulada “Meio ambiente e participação política” composta por dois capítulos: “Pelas ruas da cidade: problemas ambientais” e o “O lixo nosso de cada dia”. Com base no campo da Linguística Aplicada, adotamos uma lógica de investigação transdisciplinar e interpretativista, elegendo três dimensões complementares: a dimensão curricular (objetos de ensino), a didática (atividades e metodologias utilizadas) e a textual-discursiva (análise do texto verbal e visual, das vozes sociais que emergem no livro didático e do projeto gráfico editorial) (BUNZEN, 2017). Os resultados evidenciam que a abordagem do tema transversal “Meio Ambiente” perpassa toda a unidade desde os textos para leitura, as atividades em torno do ato de ler e compreender, as discussões que envolvem a produção textual escrita até o projeto gráfico-editorial, que revela e sustenta a temática, presente em fotografias, ilustrações e boxes que compõem a unidade. Concluímos que a metodologia didática utilizada pelas autoras contribui para que os estudantes adotem uma prática cidadã, reflexiva e ativa sobre os problemas ambientais percebidos por eles, aproximando-se das discussões curriculares contemporâneas sobre o papel da escola e da educação ambiental.