Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COMO ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, SEQUÊNCIA INVESTIGATIVA, TRANSVERSALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
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      objetivo investigar o uso da sequencia didática em atividades investigativas na formação e as práticas em sala\r\n
      de aula ou fora dela sobre os conceitos em educação e o meio ambiente no processo de ensino e\r\n
      aprendizagem. A metodologia utilizada partiu de sequências didáticas com aula diagnose sobre os\r\n
      conhecimentos prévios dos alunos e discussão sobre a temática abordada, com abordagem dos\r\n
      conhecimentos científicos. Os resultados dessa prática nos revelaram que os estudantes possuíam conceitos\r\n
      intuitivos, bem como apresentaram algumas dificuldades de entender determinados conceitos relacionados\r\n
      com a educação e o meio ambiente. Superando as dificuldades, percebemos que as atividades investigativas\r\n
      despertaram a atenção dos estudantes, direcionando-os a levantar hipóteses, refletindo e estabelecendo\r\n
      relações das situações vivenciadas com o tema estudado. Conclui-se que a atividade didática organizada de\r\n
      acordo com o método investigativo possibilitou aos estudantes manifestarem suas ideias prévias, trabalhando\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A Educação Ambiental (EA) vem apresentando grande relevância no contexto educacional atual por meio de políticas educacionais de impacto estimuladas no mundo. Sendo assim, nesta pesquisa tivemos como objetivo investigar o uso da sequencia didática em atividades investigativas na formação e as práticas em sala de aula ou fora dela sobre os conceitos em educação e o meio ambiente no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada partiu de sequências didáticas com aula diagnose sobre os conhecimentos prévios dos alunos e discussão sobre a temática abordada, com abordagem dos conhecimentos científicos. Os resultados dessa prática nos revelaram que os estudantes possuíam conceitos intuitivos, bem como apresentaram algumas dificuldades de entender determinados conceitos relacionados com a educação e o meio ambiente. Superando as dificuldades, percebemos que as atividades investigativas despertaram a atenção dos estudantes, direcionando-os a levantar hipóteses, refletindo e estabelecendo relações das situações vivenciadas com o tema estudado. Conclui-se que a atividade didática organizada de acordo com o método investigativo possibilitou aos estudantes manifestarem suas ideias prévias, trabalhando em grupos, pesquisando, discutindo e refletindo os procedimentos estabelecidos sobre a Educação Ambiental.

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