A Educação Ambiental (EA) vem apresentando grande relevância no contexto educacional atual por meio de
políticas educacionais de impacto estimuladas no mundo. Sendo assim, nesta pesquisa tivemos como
objetivo investigar o uso da sequencia didática em atividades investigativas na formação e as práticas em sala
de aula ou fora dela sobre os conceitos em educação e o meio ambiente no processo de ensino e
aprendizagem. A metodologia utilizada partiu de sequências didáticas com aula diagnose sobre os
conhecimentos prévios dos alunos e discussão sobre a temática abordada, com abordagem dos
conhecimentos científicos. Os resultados dessa prática nos revelaram que os estudantes possuíam conceitos
intuitivos, bem como apresentaram algumas dificuldades de entender determinados conceitos relacionados
com a educação e o meio ambiente. Superando as dificuldades, percebemos que as atividades investigativas
despertaram a atenção dos estudantes, direcionando-os a levantar hipóteses, refletindo e estabelecendo
relações das situações vivenciadas com o tema estudado. Conclui-se que a atividade didática organizada de
acordo com o método investigativo possibilitou aos estudantes manifestarem suas ideias prévias, trabalhando
em grupos, pesquisando, discutindo e refletindo os procedimentos estabelecidos sobre a Educação
Ambiental.