Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DO KAHOOT NO ENSINO DE BIOLOGIA: FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E DE ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADA A ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, QUIZ, BIOLOGIA, CITOLOGIA Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49280
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1394
    "inscrito_id" => 5013
    "titulo" => """
      USO DO KAHOOT NO ENSINO DE BIOLOGIA: \r\n
      FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E DE ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADA A ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
      """
    "resumo" => "Nos últimos anos tem-se percebido crescimento do uso de tecnologias educacionais como auxiliar na prática educativa. O uso de tais ferramentas possibilitam maior aproximação do ensino à realidade atual dos alunos, tornando-o mais prazeroso e dinâmico. Neste trabalho foi criado um Quiz utilizando-se a plataforma gratuita do Kahoot como ferramenta para o ensino de biologia. Este foi criado no site https://create.kahoot.it/ contendo 10 questões de citologia, apresentando 4 alternativas, sendo 3 corretas e 1 incorreta em consonância a uma aula prática recém realizada. O jogo foi aplicado às turmas de 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, em Natal-RN. Os resultados mostraram boa aceitação do jogo entre os alunos e a professora de biologia da escola. Após levantamento de dados foi possível observar que parte dos alunos ainda apresenta dificuldades em classificar os organismos como eucariontes e procariontes, de diferenciar células animais de vegetais, em compreender a definição e função das células nos organismos vivos, de reconhecer as organelas e suas funções nas células e de perceber a importância da parede celular. Estes dados podem demonstrar que o ensino teórico não é suficiente para fazer os alunos compreenderem importantes conceitos da biologia, apesar da aula prática aplicada anteriormente, pois faz-se necessário que esta seja feita sempre em consonância à realização das aulas teóricas a fim de propiciar aprendizagem significativa. A ferramenta tecnológica pode ser utilizada pelos docentes da escola como auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, QUIZ, BIOLOGIA, CITOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID5013_05092018152125.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DUARTE MARTINS DA MATTA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA DA MATTA"
    "autor_email" => "lucianadamatta@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49280
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1394
    "inscrito_id" => 5013
    "titulo" => """
      USO DO KAHOOT NO ENSINO DE BIOLOGIA: \r\n
      FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E DE ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADA A ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
      """
    "resumo" => "Nos últimos anos tem-se percebido crescimento do uso de tecnologias educacionais como auxiliar na prática educativa. O uso de tais ferramentas possibilitam maior aproximação do ensino à realidade atual dos alunos, tornando-o mais prazeroso e dinâmico. Neste trabalho foi criado um Quiz utilizando-se a plataforma gratuita do Kahoot como ferramenta para o ensino de biologia. Este foi criado no site https://create.kahoot.it/ contendo 10 questões de citologia, apresentando 4 alternativas, sendo 3 corretas e 1 incorreta em consonância a uma aula prática recém realizada. O jogo foi aplicado às turmas de 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, em Natal-RN. Os resultados mostraram boa aceitação do jogo entre os alunos e a professora de biologia da escola. Após levantamento de dados foi possível observar que parte dos alunos ainda apresenta dificuldades em classificar os organismos como eucariontes e procariontes, de diferenciar células animais de vegetais, em compreender a definição e função das células nos organismos vivos, de reconhecer as organelas e suas funções nas células e de perceber a importância da parede celular. Estes dados podem demonstrar que o ensino teórico não é suficiente para fazer os alunos compreenderem importantes conceitos da biologia, apesar da aula prática aplicada anteriormente, pois faz-se necessário que esta seja feita sempre em consonância à realização das aulas teóricas a fim de propiciar aprendizagem significativa. A ferramenta tecnológica pode ser utilizada pelos docentes da escola como auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, QUIZ, BIOLOGIA, CITOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID5013_05092018152125.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DUARTE MARTINS DA MATTA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA DA MATTA"
    "autor_email" => "lucianadamatta@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Nos últimos anos tem-se percebido crescimento do uso de tecnologias educacionais como auxiliar na prática educativa. O uso de tais ferramentas possibilitam maior aproximação do ensino à realidade atual dos alunos, tornando-o mais prazeroso e dinâmico. Neste trabalho foi criado um Quiz utilizando-se a plataforma gratuita do Kahoot como ferramenta para o ensino de biologia. Este foi criado no site https://create.kahoot.it/ contendo 10 questões de citologia, apresentando 4 alternativas, sendo 3 corretas e 1 incorreta em consonância a uma aula prática recém realizada. O jogo foi aplicado às turmas de 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, em Natal-RN. Os resultados mostraram boa aceitação do jogo entre os alunos e a professora de biologia da escola. Após levantamento de dados foi possível observar que parte dos alunos ainda apresenta dificuldades em classificar os organismos como eucariontes e procariontes, de diferenciar células animais de vegetais, em compreender a definição e função das células nos organismos vivos, de reconhecer as organelas e suas funções nas células e de perceber a importância da parede celular. Estes dados podem demonstrar que o ensino teórico não é suficiente para fazer os alunos compreenderem importantes conceitos da biologia, apesar da aula prática aplicada anteriormente, pois faz-se necessário que esta seja feita sempre em consonância à realização das aulas teóricas a fim de propiciar aprendizagem significativa. A ferramenta tecnológica pode ser utilizada pelos docentes da escola como auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.