O presente estudo tem objetivo de analisar o nível de autonomia na aprendizagem de Língua Estrangeira em um determinado grupo de alunos. Apoiamo-nos nos autores Benson (2011), Little (2013; 1991) e Nunan (2003; 1988) para fundamentar o conceito sobre autonomia na aprendizagem. Autonomia na aprendizagem é compreendida como uma capacidade do aprendiz assumir, conscientemente, responsabilidade pela aprendizagem, no sentido de, a partir das reflexões acerca do seu papel de aprendiz e do que é aprendizagem, sentir-se ator desse processo em direção a assumir maior controle das atividades que englobam o ato de aprender. Acreditamos que alunos autônomos atingem melhores ganhos na competência linguística no idioma que estão estudando Através da pesquisa observacional do tipo descritiva foi identificado o nível de autonomia na aprendizagem dos sujeitos para se detectar seu atual posicionamento nesse processo. Nesse sentido, esta pesquisa concretizou-se como instrumento diagnóstico, pois a partir dos resultados do nível de Autonomia na Aprendizagem de LE sejam planejadas futuras práticas didáticas.