A educação especial é uma modalidade de ensino que tem como objetivo reduzir a exclusão trazendo o aluno com deficiências físicas, mentais e transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades para a sala de aula regular, esse processo é denominado de inclusão e tem sido bastante discutido. Há um ordenamento legal que regem essa modalidade, por exemplo, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e o PNE (Plano Nacional de Educação), que possuem metas e estratégias para melhorar essa modalidade de ensino. O referido trabalho tem como objetivo investigar se as escolas públicas estaduais do município de Macau oferecem condições pedagógicas e de acessibilidade condizentes com o que garante a legislação. Como procedimento metodológico foi realizada uma revisão bibliográfica, documental e como pesquisa de campo realizou-se ainda, a aplicação de um questionário com questões objetivas e subjetivas com gestores das escolas participantes da pesquisa. Obteve-se como resultado dessa pesquisa que os Transtornos Globais e as Altas Habilidades são deficiências mais relevantes nesse município e que a maior dificuldade enfrentada pelas escolas é a falta de capacitação dos professores para trabalhar com esses alunos. Dessa forma concluímos que há a necessidade de um maior empenho em criar políticas de formação docente para uma melhor preparação dos profissionais para que esses alunos estejam na escola não apenas para cumprimento da lei, mas para serem incluídos no processo de ensino e aprendizagem de qualidade.