Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DO APLICATIVO QR CODE NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE ANATOMIA HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: MODELO ANATÔMICO, TECNOLOGIA, APLICATIVO QR CODE Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
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      Dessa forma, inserir a tecnologia no meio educacional representa um aporte significativo, vez que o recurso pode propiciar alternativas para integrar e dinamizar as aulas, e no caso dos conteúdos que envolvem a Anatomia Humana, tende a favorecer uma aprendizagem mais interativa (FURTADO; GONÇALVES; GONÇALVES, 2013). Nisso, um recurso inovador é o QR Code. Esse aplicativo está presente em smartphones e tablets, sendo baixado gratuitamente e acessível para a sala de aula. Para Duque; Carbo; Pereira (2017), o aplicativo é uma ferramenta pedagógica que vai contribui no processo de ensino-aprendizagem, atuando como um elemento facilitador na abordagem de muitos conteúdos da Biologia. Temos como objetivo da pesquisa utilizar um modelo didático com apoio do QR Code nas aulas de ciências para o Ensino Fundamental na abordagem de conteúdos de anatomia humana.Assim, o uso de tecnologia na sala de aula pode colaborar significativamente para a compreensão de conceitos na abordagem de conteúdos da anatomia humana, visto que a explanação envolve do professor bastante conteúdo teórico e que exige muitos detalhes, e acaba por estimular os alunos a memorizarem.  Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e observacional, que será realizada numa escola pública do município de Lagoa de Itaenga, com 65 alunos do Ensino Fundamental.\r\n
       Para tanto, temos as etapas da pesquisa, a seguir:\r\n
      1ª Etapa- Aula expositiva dialogada sobre o conteúdo; 2ª Etapa - Confecção do material didático; 3ª Etapa - Elaboração dos códigos QR Code; 4ª Etapa - Apresentação do Modelo Didático com o QR Code; 5ª Etapa - Aplicação de questionário para a turma sobre a proposta.Como a pesquisa ainda será desenvolvida, esperamos que a relação da tecnologia com a abordagem dos conteúdos de anatomia, contribua de forma positiva no processo de ensino aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental. \r\n
      A proposta também versará sobre o uso de forma lúdica, cujas relações e interações desenvolvidas em sala de aula possam fomentar a aprendizagem dos alunos e contribuir com o trabalho pedagógico dos professores.
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      Dessa forma, inserir a tecnologia no meio educacional representa um aporte significativo, vez que o recurso pode propiciar alternativas para integrar e dinamizar as aulas, e no caso dos conteúdos que envolvem a Anatomia Humana, tende a favorecer uma aprendizagem mais interativa (FURTADO; GONÇALVES; GONÇALVES, 2013). Nisso, um recurso inovador é o QR Code. Esse aplicativo está presente em smartphones e tablets, sendo baixado gratuitamente e acessível para a sala de aula. Para Duque; Carbo; Pereira (2017), o aplicativo é uma ferramenta pedagógica que vai contribui no processo de ensino-aprendizagem, atuando como um elemento facilitador na abordagem de muitos conteúdos da Biologia. Temos como objetivo da pesquisa utilizar um modelo didático com apoio do QR Code nas aulas de ciências para o Ensino Fundamental na abordagem de conteúdos de anatomia humana.Assim, o uso de tecnologia na sala de aula pode colaborar significativamente para a compreensão de conceitos na abordagem de conteúdos da anatomia humana, visto que a explanação envolve do professor bastante conteúdo teórico e que exige muitos detalhes, e acaba por estimular os alunos a memorizarem.  Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e observacional, que será realizada numa escola pública do município de Lagoa de Itaenga, com 65 alunos do Ensino Fundamental.\r\n
       Para tanto, temos as etapas da pesquisa, a seguir:\r\n
      1ª Etapa- Aula expositiva dialogada sobre o conteúdo; 2ª Etapa - Confecção do material didático; 3ª Etapa - Elaboração dos códigos QR Code; 4ª Etapa - Apresentação do Modelo Didático com o QR Code; 5ª Etapa - Aplicação de questionário para a turma sobre a proposta.Como a pesquisa ainda será desenvolvida, esperamos que a relação da tecnologia com a abordagem dos conteúdos de anatomia, contribua de forma positiva no processo de ensino aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental. \r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Segundo Tortora e Derrickson (2016), a anatomia é a ciência que estuda a organização do corpo e as correlações entre suas estruturas. O início do estudo da anatomia mais detalhada se deu com a dissecação, mas atualmente se tem inúmeras técnicas que também contribuem significantemente para o avanço do conhecimento anatômico. Dessa forma, inserir a tecnologia no meio educacional representa um aporte significativo, vez que o recurso pode propiciar alternativas para integrar e dinamizar as aulas, e no caso dos conteúdos que envolvem a Anatomia Humana, tende a favorecer uma aprendizagem mais interativa (FURTADO; GONÇALVES; GONÇALVES, 2013). Nisso, um recurso inovador é o QR Code. Esse aplicativo está presente em smartphones e tablets, sendo baixado gratuitamente e acessível para a sala de aula. Para Duque; Carbo; Pereira (2017), o aplicativo é uma ferramenta pedagógica que vai contribui no processo de ensino-aprendizagem, atuando como um elemento facilitador na abordagem de muitos conteúdos da Biologia. Temos como objetivo da pesquisa utilizar um modelo didático com apoio do QR Code nas aulas de ciências para o Ensino Fundamental na abordagem de conteúdos de anatomia humana.Assim, o uso de tecnologia na sala de aula pode colaborar significativamente para a compreensão de conceitos na abordagem de conteúdos da anatomia humana, visto que a explanação envolve do professor bastante conteúdo teórico e que exige muitos detalhes, e acaba por estimular os alunos a memorizarem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e observacional, que será realizada numa escola pública do município de Lagoa de Itaenga, com 65 alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, temos as etapas da pesquisa, a seguir: 1ª Etapa- Aula expositiva dialogada sobre o conteúdo; 2ª Etapa - Confecção do material didático; 3ª Etapa - Elaboração dos códigos QR Code; 4ª Etapa - Apresentação do Modelo Didático com o QR Code; 5ª Etapa - Aplicação de questionário para a turma sobre a proposta.Como a pesquisa ainda será desenvolvida, esperamos que a relação da tecnologia com a abordagem dos conteúdos de anatomia, contribua de forma positiva no processo de ensino aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental. A proposta também versará sobre o uso de forma lúdica, cujas relações e interações desenvolvidas em sala de aula possam fomentar a aprendizagem dos alunos e contribuir com o trabalho pedagógico dos professores.

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