Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO DOCENTE COM USOS DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E AUDIOVISUAIS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO DOCENTE, AUDIOVISUALIDADES, COTIDIANOS Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47481
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3221
    "inscrito_id" => 1792
    "titulo" => """
      FORMAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO DOCENTE COM USOS DE\r\n
      RECURSOS TECNOLÓGICOS E AUDIOVISUAIS
      """
    "resumo" => """
      A proposta deste artigo é compartilhar dados produzidos a partir da pesquisa\r\n
      Audiovisualidades praticadas nos/com os cotidianos da Educação Infantil como dispositivos para\r\n
      autoformação e formação docente continuada. A pesquisa teve como campo de estudos os espaçostempos\r\n
      de uma Unidade Escolar da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio\r\n
      de Janeiro durante os anos letivos de 2016 e 2017 e os estudos apontaram para a potência nos usos dos\r\n
      recursos tecnológicos e audiovisuais, sobretudo dos registros videográficos com dispositivos móveis,\r\n
      como o Smartphone, como possibilidade para análise, compreensão, reelaboração e intervenção sobre\r\n
      as próprias práticas, visto que ainda não há outro dispositivo que permita que nos vejamos em\r\n
      atividade. A opção epistemológica e metodológica se insere nas pesquisas com os cotidianos,\r\n
      objetivando tecer novas redes de conhecimentos e contribuir com processos sensíveis de formação e\r\n
      autoformação docente.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO DOCENTE, AUDIOVISUALIDADES, COTIDIANOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID1792_11092018214547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANE TESCH DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANE"
    "autor_email" => "rosanetesch@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47481
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3221
    "inscrito_id" => 1792
    "titulo" => """
      FORMAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO DOCENTE COM USOS DE\r\n
      RECURSOS TECNOLÓGICOS E AUDIOVISUAIS
      """
    "resumo" => """
      A proposta deste artigo é compartilhar dados produzidos a partir da pesquisa\r\n
      Audiovisualidades praticadas nos/com os cotidianos da Educação Infantil como dispositivos para\r\n
      autoformação e formação docente continuada. A pesquisa teve como campo de estudos os espaçostempos\r\n
      de uma Unidade Escolar da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio\r\n
      de Janeiro durante os anos letivos de 2016 e 2017 e os estudos apontaram para a potência nos usos dos\r\n
      recursos tecnológicos e audiovisuais, sobretudo dos registros videográficos com dispositivos móveis,\r\n
      como o Smartphone, como possibilidade para análise, compreensão, reelaboração e intervenção sobre\r\n
      as próprias práticas, visto que ainda não há outro dispositivo que permita que nos vejamos em\r\n
      atividade. A opção epistemológica e metodológica se insere nas pesquisas com os cotidianos,\r\n
      objetivando tecer novas redes de conhecimentos e contribuir com processos sensíveis de formação e\r\n
      autoformação docente.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO DOCENTE, AUDIOVISUALIDADES, COTIDIANOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID1792_11092018214547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANE TESCH DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANE"
    "autor_email" => "rosanetesch@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A proposta deste artigo é compartilhar dados produzidos a partir da pesquisa Audiovisualidades praticadas nos/com os cotidianos da Educação Infantil como dispositivos para autoformação e formação docente continuada. A pesquisa teve como campo de estudos os espaçostempos de uma Unidade Escolar da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro durante os anos letivos de 2016 e 2017 e os estudos apontaram para a potência nos usos dos recursos tecnológicos e audiovisuais, sobretudo dos registros videográficos com dispositivos móveis, como o Smartphone, como possibilidade para análise, compreensão, reelaboração e intervenção sobre as próprias práticas, visto que ainda não há outro dispositivo que permita que nos vejamos em atividade. A opção epistemológica e metodológica se insere nas pesquisas com os cotidianos, objetivando tecer novas redes de conhecimentos e contribuir com processos sensíveis de formação e autoformação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.