Na sociedade atual, existem diferentes meios pelos quais as pessoas se comunicam umas com as outras, e, adicionalmente, a globalização permitiu o acesso maior aos diferentes tipos de aparelhos eletrônicos. Vivemos numa era digital, e o uso da mídia se encontra presente na vida da maioria da população, incluindo todas as faixas etárias. Portanto, existe um potencial muito grande para inserção de metodologias envolvendo a tecnologia na educação, caracterizando ainda uma inovação educacional, apesar de já existirem métodos e atividades implantadas em várias escolas. O maior apelo se dá pela motivação que os aparelhos eletrônicos exercem sobre os estudantes, já que eles se encontram em contato com esses aparelhos por longas horas do seu dia. De maneira inter e transdisciplinar, o uso das mídias digitais podem ser inseridas em várias áreas no campo da educação, podendo ser utilizada para propagar informações com objetivo de ampliar algum tipo de conhecimento. Esse trabalho se apresentou interativo e participativo no processo de ensino e aprendizagem, além de ter uma forte vertente de liberdade de escolha e ação por parte dos estudantes, promovendo assim sua capacidade de decisão. Foi realizado com alunos do 3º ano do ensino médio com discentes de idades entre 17 e 18 anos, que foram convidados a montar figuras do tipo meme, que transmitissem alguma ideia sobre a disciplina de química, a luz de suas próprias concepções e àquelas da sociedade. Eles utilizaram smartphones para a construção dessas figuras, que foram apresentadas e discutidas por todos.