Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE PROJETOS PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES SIGNIFICATIVOS E DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO VERDE

Palavra-chaves: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, METODOLOGIAS DE PROJETOS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46433
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2625
    "inscrito_id" => 9112
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE PROJETOS PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES SIGNIFICATIVOS E DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO VERDE"
    "resumo" => "A presente proposta apresenta uma pesquisa realizada nas escolas municipais do Munícipio de Campo Verde – MT, a qual foi produzida a partir de um olhar sistemático dos trabalhos realizados sob a coordenação da equipe de coordenação de projetos e programas educacionais da Secretaria Municipal de Educação, que acompanhou a implantação e reflexão sobre a prática de trabalhar a partir da metodologia de projetos, investindo na formação continuada de professor e num novo direcionamento das metodologias pedagógicas utilizadas em sala de aula. O objetivo da pesquisa foi compreender os impactos e reflexos da formação continuada e da metodologia de projetos para a promoção de práticas significativas no contexto das salas de aula das escolas municipais de Campo Verde-MT. A partir desse repensar e de pesquisas com a rede, percebeu-se que este novo pensar têm impactado em metodologias de ensino diferenciadas, as quais tem demonstrado resultados significativos na aprendizagem dos alunos, assim como, causado impactos importantes na formação dos professores da rede. Com a iniciativa do trabalho com projetos o sistema educacional de Campo Verde iniciou um processo de redefinição de concepções e práticas nas escolas, propondo estudos sobre o currículo, assessoria a professores, momentos de formação e consequentemente uma discussão acerca do protagonismo das crianças nas atividades propostas em sala de aula. A partir daí, este trabalho caracteriza-se como um estudo científico realizado na rede, utilizando-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com estudos que evidenciam afirmativas de qualidade no ensino e aprendizagem produzidos nas escolas locais. Os relatos dos professores e alunos ao serem questionados sobre a mudança metodológica descritas neste estudo, apontam elementos marcantes neste processo e, com o trabalho de pesquisa, evidenciou-se a necessidade de investir continuamente nessa discussão acerca da formação profissional e do repensar metodológico no contexto das escolas, rompendo as práticas autoritárias e insignificantes das metodologias verticalizadas para uma prática dialógica, interativa e significativa a partir da execução de projetos e da formação continuada do professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, METODOLOGIAS DE PROJETOS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID9112_10092018151259.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONI PEREIRA BORGES"
    "autor_nome_curto" => "SIMONI PEREIRA BORGES"
    "autor_email" => "sborges2@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46433
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2625
    "inscrito_id" => 9112
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE PROJETOS PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES SIGNIFICATIVOS E DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO VERDE"
    "resumo" => "A presente proposta apresenta uma pesquisa realizada nas escolas municipais do Munícipio de Campo Verde – MT, a qual foi produzida a partir de um olhar sistemático dos trabalhos realizados sob a coordenação da equipe de coordenação de projetos e programas educacionais da Secretaria Municipal de Educação, que acompanhou a implantação e reflexão sobre a prática de trabalhar a partir da metodologia de projetos, investindo na formação continuada de professor e num novo direcionamento das metodologias pedagógicas utilizadas em sala de aula. O objetivo da pesquisa foi compreender os impactos e reflexos da formação continuada e da metodologia de projetos para a promoção de práticas significativas no contexto das salas de aula das escolas municipais de Campo Verde-MT. A partir desse repensar e de pesquisas com a rede, percebeu-se que este novo pensar têm impactado em metodologias de ensino diferenciadas, as quais tem demonstrado resultados significativos na aprendizagem dos alunos, assim como, causado impactos importantes na formação dos professores da rede. Com a iniciativa do trabalho com projetos o sistema educacional de Campo Verde iniciou um processo de redefinição de concepções e práticas nas escolas, propondo estudos sobre o currículo, assessoria a professores, momentos de formação e consequentemente uma discussão acerca do protagonismo das crianças nas atividades propostas em sala de aula. A partir daí, este trabalho caracteriza-se como um estudo científico realizado na rede, utilizando-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com estudos que evidenciam afirmativas de qualidade no ensino e aprendizagem produzidos nas escolas locais. Os relatos dos professores e alunos ao serem questionados sobre a mudança metodológica descritas neste estudo, apontam elementos marcantes neste processo e, com o trabalho de pesquisa, evidenciou-se a necessidade de investir continuamente nessa discussão acerca da formação profissional e do repensar metodológico no contexto das escolas, rompendo as práticas autoritárias e insignificantes das metodologias verticalizadas para uma prática dialógica, interativa e significativa a partir da execução de projetos e da formação continuada do professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, METODOLOGIAS DE PROJETOS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID9112_10092018151259.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONI PEREIRA BORGES"
    "autor_nome_curto" => "SIMONI PEREIRA BORGES"
    "autor_email" => "sborges2@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A presente proposta apresenta uma pesquisa realizada nas escolas municipais do Munícipio de Campo Verde – MT, a qual foi produzida a partir de um olhar sistemático dos trabalhos realizados sob a coordenação da equipe de coordenação de projetos e programas educacionais da Secretaria Municipal de Educação, que acompanhou a implantação e reflexão sobre a prática de trabalhar a partir da metodologia de projetos, investindo na formação continuada de professor e num novo direcionamento das metodologias pedagógicas utilizadas em sala de aula. O objetivo da pesquisa foi compreender os impactos e reflexos da formação continuada e da metodologia de projetos para a promoção de práticas significativas no contexto das salas de aula das escolas municipais de Campo Verde-MT. A partir desse repensar e de pesquisas com a rede, percebeu-se que este novo pensar têm impactado em metodologias de ensino diferenciadas, as quais tem demonstrado resultados significativos na aprendizagem dos alunos, assim como, causado impactos importantes na formação dos professores da rede. Com a iniciativa do trabalho com projetos o sistema educacional de Campo Verde iniciou um processo de redefinição de concepções e práticas nas escolas, propondo estudos sobre o currículo, assessoria a professores, momentos de formação e consequentemente uma discussão acerca do protagonismo das crianças nas atividades propostas em sala de aula. A partir daí, este trabalho caracteriza-se como um estudo científico realizado na rede, utilizando-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com estudos que evidenciam afirmativas de qualidade no ensino e aprendizagem produzidos nas escolas locais. Os relatos dos professores e alunos ao serem questionados sobre a mudança metodológica descritas neste estudo, apontam elementos marcantes neste processo e, com o trabalho de pesquisa, evidenciou-se a necessidade de investir continuamente nessa discussão acerca da formação profissional e do repensar metodológico no contexto das escolas, rompendo as práticas autoritárias e insignificantes das metodologias verticalizadas para uma prática dialógica, interativa e significativa a partir da execução de projetos e da formação continuada do professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.