A presente pesquisa tem como objetivo de apresentar de forma geral as colaborações trazidas a partir de pesquisas desenvolvidas com vistas as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a acessibilidade na aprendizagem das pessoas com surdez e ouvintes. Este trabalho baseia-se na perspectiva dos Estudos Surdos em que contempla a surdez como diferença e renega o discurso da deficiência e anormalidade. Este estudo no que concerne aos aspectos metodológicos trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa onde, foi realizado um levantamento bibliográfico a partir de buscas em livros, artigos, periódicos e dissertações indexados nas Bibliotecas de Universidades e em sites de buscas de acesso público no período de 2010 a 2016 dos quais, foram elegidos por tratarem diretamente sobre as seguintes temáticas: tecnologias digitais, acessibilidade e pedagogia surda. Assim, em termos teóricos discute-se as tecnologias digitais e a acessibilidade para as pessoas com surdez e ouvintes compreendendo como as tecnologias digitais tem tornado-se acessível e agregadora para aprendizagem dos sujeitos surdos e ouvintes. Através dos resultados apurou-se que as tecnologias digitais mostram-se ao alcance e acessíveis aos surdos através de legendas, imagens e vídeos em sites, redes sociais e aplicativos, todavia, ainda necessitam de avanços. Além de corroboram para que ouvintes possam comunicar-se promovendo a interação com surdos além, de aprenderem as Língua de Sinais. Também, verificou-se que as TDIC contribuem para a socialização entre este grupo, permitindo o empoderamento da sua cultura e identidade.