Neste texto propomos estabelecer uma análise dos contextos sociais de alunos beneficiários do Programa Bolsa Família a partir de perspectiva processualista para compreensão das condições de acesso a recursos (públicos e privados). Focalizamos especialmente aqueles recursos viabilizadores da permanência desses alunos na escola e de elaboração de outras estratégias de reprodução para além daquelas da reprodução de sua condição de exclusão do acesso a direitos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alunos do ensino fundamental II de escolas públicas (estadual e municipal) no estado do Rio de Janeiro situados em diversos municípios. Para análise e compreensão dos dados adotamos o conceito de campo de ação proposto por Oliveira Filho que considera os princípios objetivantes das ações de sujeitos e os fluxos de investimentos na constituição de alianças, contraposições e rearticulação de estratégias orientadoras de suas práticas. Esta pesquisa correspondeu a um dos três pilares (formação continuada, pesquisa acadêmica e difusão do conhecimento) no âmbito do Curso Educação, Pobreza e Desigualdade Social oferecido pela Universidade Federal Fluminense em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania do Ministério da Educação e contou com recursos financeiros e bolsa de pesquisa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.