A transição nutricional pode ser definida como um conjunto de mudanças nos padrões nutricionais resultantes de modificações na estrutura da dieta dos indivíduos e que se correlacionam com mudanças econômicas, sociais, demográficas e relacionadas à saúde. O padrão de alimentação adotado nas últimas décadas tem sido considerado um dos fatores contribuintes para o aumento da obesidade e doenças crônicas. É nesse contexto que emerge a concepção da promoção das práticas alimentares saudáveis, na qual a alimentação tem sido colocada como uma das estratégias para a promoção da saúde. Diante do exposto, o estudo objetiva relatar a experiência da utilização da poesia como estratégia de transmissão de saberes no contexto da transição nutricional e seus pilares. O estudo se trata de um relato de experiência envolvendo a aplicação de poesias como estratégia prática de intervenção e transmissão do conhecimento em um evento curricular da graduação em Nutrição na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A partir da prática realizada, pode-se observar que a poesia chamou atenção das pessoas que circulavam a tenda, e emocionou àqueles que assistiam. Comparando-se com métodos tradicionais, como exposição de pôster e palestras, a poesia apresenta-se como um recurso impactante, que envolve o espectador no drama narrado, e possibilita maior fixação da temática e compreensão do conhecimento teórico. A utilização de estratégias não convencionais para a transmissão do conhecimento em nutrição é componente importante nesse processo, uma vez que, busca alternativas para sensibilizar a população, despertar a curiosidade e tornar o aprendizado prazeroso e divertido.