Neste artigo propomos mostrar o uso significativo da ludopedagogia através dos jogos nas salas de AEE - Atendimento Educacional Especializado, enfatizando que as brincadeiras durante o desenvolvimento infantil são consideradas fontes de descobertas e transformação no desempenho psicomotor, emocional, intelectual e cognitivo das crianças, favorecendo a apropriação dos conhecimentos. As práticas da ludopedagogia têm o objetivo de estabelecer de forma sistemática e planejada, momentos de diversão e aprendizado, alinhados às diretrizes educacionais vigentes. O lúdico proporciona aos docentes e discentes a magia de ensinar e prender, oferecendo ao ambiente escolar a proximidade e o prazer de desenvolver no processo ensino-aprendizagem conceitos, idéias, estimativas, socialização, autonomia e crescimento intelectual, ou seja: a prática do lúdico como arte de ensinar, proporciona a construção diferenciada e efetiva do ato de aprender. Essa premissa é o que guia os estudos da ludopedagogia, um segmento da pedagogia dedicado a estudar a influência do elemento lúdico na educação. Do ponto de vista pedagógico, a utilização desse recurso torna as atividades envolventes, assim o uso dos jogos promove o engajamento do aluno com os conteúdos em atividades individuais e em grupo, estimulando o processo e o conhecimento dinâmico, através de possibilidades múltiplas e divertidas, fortalecendo as potencialidades dos discentes as quais são exploradas com atividades que buscam a interdisciplinaridade nas ações cotidianas do ambiente escolar. No entanto, a utilização da ludopedagogia vem auxiliar na superação das limitações, com a significação dos jogos, no qual as crianças aprendem de forma mais efetiva por meio do prazer de brincar.