Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO PARA EXEMPLIFICAR OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO O PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR

Palavra-chaves: FENÔMENOS, INTERVENÇÃO, DIFERENCIAR, ENSINO-APRENDIZADO Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49268
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3425
    "inscrito_id" => 9132
    "titulo" => "USO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO PARA EXEMPLIFICAR OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO O PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR"
    "resumo" => """
      Os fenômenos físicos e teóricos em conjunto com experimentos de baixo custo desenvolvidos em sala de aula têm como objetivo desenvolver o ensino aprendizado dos educandos. O objetivo é desmitificar assuntos de física abordados em sala de aula que estão no cotidiano dos alunos.\r\n
      A abordagem proposta e realizada por meio de intervenção com aulas pratica e teóricas utilizando experimento de baixo custo em aulas expositivas, com objetivo de questionar como acontece o processo de transferência de calor. O objetivo é que os alunos consigam diferenciar os processos de condução térmica, convecção térmica e irradiação térmica.\r\n
      O entusiasmo dos alunos com os fenômenos físicos apresentados ficou evidente. Foi possível observar que cada aluno possuía conhecimento prévio sobre os assuntos abordados, porem não sabiam expressar cientificamente. As aulas construíram um ensino-aprendizado, através de uma relação de elementos simples presentes em seu dia a dia com o auxilio de experimentos simples e de baixo custo, desenvolvendo uma interligação entre sala de aula e fenômenos físicos presentes no dia a dia de cada aluno.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FENÔMENOS, INTERVENÇÃO, DIFERENCIAR, ENSINO-APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID9132_14092018130255.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILMAR LEANDRO DE SANTANA "
    "autor_nome_curto" => "VILMAR"
    "autor_email" => "vilmar_leandrosantana@hot"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49268
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3425
    "inscrito_id" => 9132
    "titulo" => "USO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO PARA EXEMPLIFICAR OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO O PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR"
    "resumo" => """
      Os fenômenos físicos e teóricos em conjunto com experimentos de baixo custo desenvolvidos em sala de aula têm como objetivo desenvolver o ensino aprendizado dos educandos. O objetivo é desmitificar assuntos de física abordados em sala de aula que estão no cotidiano dos alunos.\r\n
      A abordagem proposta e realizada por meio de intervenção com aulas pratica e teóricas utilizando experimento de baixo custo em aulas expositivas, com objetivo de questionar como acontece o processo de transferência de calor. O objetivo é que os alunos consigam diferenciar os processos de condução térmica, convecção térmica e irradiação térmica.\r\n
      O entusiasmo dos alunos com os fenômenos físicos apresentados ficou evidente. Foi possível observar que cada aluno possuía conhecimento prévio sobre os assuntos abordados, porem não sabiam expressar cientificamente. As aulas construíram um ensino-aprendizado, através de uma relação de elementos simples presentes em seu dia a dia com o auxilio de experimentos simples e de baixo custo, desenvolvendo uma interligação entre sala de aula e fenômenos físicos presentes no dia a dia de cada aluno.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FENÔMENOS, INTERVENÇÃO, DIFERENCIAR, ENSINO-APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID9132_14092018130255.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILMAR LEANDRO DE SANTANA "
    "autor_nome_curto" => "VILMAR"
    "autor_email" => "vilmar_leandrosantana@hot"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Os fenômenos físicos e teóricos em conjunto com experimentos de baixo custo desenvolvidos em sala de aula têm como objetivo desenvolver o ensino aprendizado dos educandos. O objetivo é desmitificar assuntos de física abordados em sala de aula que estão no cotidiano dos alunos. A abordagem proposta e realizada por meio de intervenção com aulas pratica e teóricas utilizando experimento de baixo custo em aulas expositivas, com objetivo de questionar como acontece o processo de transferência de calor. O objetivo é que os alunos consigam diferenciar os processos de condução térmica, convecção térmica e irradiação térmica. O entusiasmo dos alunos com os fenômenos físicos apresentados ficou evidente. Foi possível observar que cada aluno possuía conhecimento prévio sobre os assuntos abordados, porem não sabiam expressar cientificamente. As aulas construíram um ensino-aprendizado, através de uma relação de elementos simples presentes em seu dia a dia com o auxilio de experimentos simples e de baixo custo, desenvolvendo uma interligação entre sala de aula e fenômenos físicos presentes no dia a dia de cada aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.