Existe uma séria de preocupações, por parte da área de Ensino de Ciências e, especialmente na área de Ensino de Química, com o processo ensino-aprendizagem centralizado nas deficiências. Na tentativa de apontar uma melhora para tal problema, está sendo defendido, cada vez mais, o uso da experimentação no ensino, como metodologia facilitadora do processo de ensinar e aprender. Para minimizar essas deficiências fez-se um planejamento pautado em uma intervenção com uma explanação teórica e prática no laboratório, aplicado na turma de nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo, município de Campina Grande - PB. O objetivo foi utilizar a experimentação como recurso para a reformulação e construção dos conhecimentos gerais dos Polímeros associado ao contexto dos Alimentos. As atividades em questão, subdivididas em três momentos: problematização inicial, organização e aplicação dos conhecimentos, é um eixo central para ênfase na prática experimental que demonstra a utilização de alimentos – leite e limão – no contexto da reação química que origina produto com características poliméricas. Sabendo-se que no nono ano é onde os estudantes têm o seu primeiro contato com os conteúdos de química por isso as atividades aplicadas foram voltadas para os conteúdos de química principalmente no contexto geral dos Polímeros de maneira contextualizada e transversal. Os resultados demonstraram uma boa recepção pelas atividades práticas por parte dos estudantes, onde todos participaram ativamente, principalmente no laboratório. Foi perceptível também o interesse dos mesmos com os conteúdos ministrados na sala de aula.