Sabe-se que durante anos a ciência delegou os trabalhos e conquistas aos homens, porém embora poucas, as mulheres não estiveram omissas neste processo. Devido à ausência de discussões nas aulas do ensino básico sobre o impacto das mulheres na produção científica, o presente trabalho tem como objetivo analisar a presença ou ausência das mulheres cientistas nos livros didáticos de Física do Ensino Médio e como objetivos específicos investigar a participação feminina por meio de iconografias, menções e citações de mulheres cientistas nos livros didáticos de Física do Ensino Médio; Identificar quantitativamente e qualitativamente a presença ou ausência das mulheres da Física nos livros didáticos e compreender como a presença ou ausência das mulheres no livro didático afeta o processo pedagógico de reconhecimento da participação feminina nas ciências e as formas que tais assuntos se apresentam no cotidiano escolar, questões essas que tratam não apenas de gênero, mais também de aspectos socioculturais importantes para o desenvolvimento da atual sociedade, de forma a oferecer visibilidade às tantas mulheres que travaram lutas, venceram estereótipos, mas não tiveram o devido reconhecimento por seus trabalhos, e deste modo romper com a invisibilidade das mulheres que contribuíram para a ciência. Dessa forma essa pesquisa é qualitativa e analisou de livros didáticos de Física utilizados em duas escolas de Ensino Médio da cidade de Patos – PB. Esse estudo evidenciou o silenciamento/omissão da contribuição feminina nas ciências, na escola e nos livros didáticos de Física.