Desde década de 80 a valorização da educação da Educação Infantil no Brasil vem sendo discutida, na busca de políticas educacionais onde o assistencialismo não seja a única preocupação, mas onde o cuidar esteja aliado ao educar. Apesar de tantas evoluções vivenciadas pela educação brasileira, ainda nos deparamos com situações inadmissíveis, sobretudo em creches, onde o público são crianças bem pequenas e que há décadas deixou de ser apenas um depósito de crianças, para se tornarem espaços educacionais, que apesar de garantidos por lei ainda são muito negligenciadas. Os cuidados específicos com alunos dessa faixa etária requerem uma junção de fatores, entre eles uma boa infraestrutura física, algo que apesar de fundamental não vem sendo tratado de maneira devida pelos responsáveis pela educação neste país, algo não muito diferente neste município. Assim este estudo busca verificar as principais dificuldades enfrentas por professores e alunos nas atuais instalações Creche Mocinha Moura da cidade de Belo Jardim-PE, se tratando da atual precariedade da estrutura física do ambiente, observando seus reflexos no desenvolvimento sociopedagógico das crianças e das professoras que trabalham naquele ambiente durante o período desta pesquisa. Chega a ser desumano crianças serem mantidas em um lugar durante cerca de dez horas do seu dia sem um lugar para brincar, correr sentir-se à vontade. Sensação bem-estar é primordial a todos não apenas as crianças mas também aos profissionais ali inseridos.