O presente estudo trata-se de um projeto de iniciação científica, o qual se encontra concluído, sendo ressaltado apenas um recorte dos resultados obtidos. Uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, seguido de investigação empírica, através de questionários aplicados com estudantes do curso de Pedagogia. Teve como objetivo analisar os documentos oficiais e pesquisas que defendem as TIC na prática pedagógica como interface que contribui significativamente no processo de ensino-aprendizagem, isto é, a integração das TIC na prática do professor universitário. E como principais questões: os professores do ensino superior utilizam tecnologias em suas disciplinas? Quais tecnologias circulam nas aulas do curso de Pedagogia? A partir destas questões pretende-se colocar em análise de estudos a teoria e a prática sob o prisma da aproximação da educação a sociedade do conhecimento. Nos resultados e discussões foi possível identificarmos algumas práticas pedagógicas consideradas inovadoras no âmbito educacional. Nesse sentido, apresentam-se elementos que subsidiam na concepção de inovação orientada pela criatividade, coletividade e autonomia dos sujeitos na produção do conhecimento.