O presente trabalho, tem por objetivo apresentar uma pesquisa que foi realizada juntamente com a aplicação de um projeto didático interdisciplinar "É hora de brincar!”. O seu desenvolvido ocorreu na U.E.B. Olívio Castelo Branco, localizada na Rua Largo da Fábrica, no bairro do Anil, n° 100 - Aurora, São Luís - MA, 65070-070, organizado pelos acadêmicos do sétimo período da FACAM Faculdade do Maranhão tem como foco principal a brincadeira e o lúdico na Educação Infantil. Faz de sua principal linha de pesquisa o brincar em sua forma mais ampla e sua importância no desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Surgiu através das leituras contempladas durante a formação acadêmica, a respeito da lúdico, com o direcionamento da Prof. Maria Erlinda Miranda Costa e da necessidade de atividades que pudessem estender o ensino para além da sala de aula. Brincando também se aprende, sendo assim a criança ao brincar livremente desenvolve áreas cognitivas, físicas, sociais, e emocionais na mesma proporção que a construção do conhecimento é presente. O educador ao associar o conteúdo curricular a brinquedos e brincadeiras consegue facilmente a atenção necessária para o aprendizado, desenvolvendo a motivação dos alunos na busca de outras fontes e tornando o aprendizado algo mais produtivo, uma vez que brincando a criança aprende com muito mais prazer, considerando que o brinquedo, é o caminho pelo qual as crianças compreendem o mundo em que vivem.