Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE SOBRE AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

Palavra-chaves: OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS, DIFICULDADES, ANÁLISE Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49210
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1965
    "inscrito_id" => 5749
    "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS"
    "resumo" => "A presente pesquisa propõe analisar as dificuldades encontradas por alunos na realização das operações fundamentais da matemática. A base teórica desta pesquisa fundamenta-se nas concepções de García (2011) e Johnson e Myklebust (2007) a cerca das dificuldades apresentadas pelos alunos no aprendizado da matemática. A pesquisa de campo deste trabalho realizou-se com 10 alunos da 6ª série do ensino fundamental de uma escola pública do interior do Ceará. Os dados foram coletados através de teste diagnóstico aplicado aos sujeitos desta pesquisa. Encontramos nas analise dos dados informações sobre o desempenho dos alunos no que diz respeito às quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Dentre as dificuldades encontradas pelos alunos investigados, destaca-se as dificuldades referentes à simbologia, organização e realização das operações aritméticas, principalmente quando é necessário realizar mais de uma operação em uma mesma conta, como é o caso da divisão, em que também utilizamos a subtração e multiplicação. Percebemos que para alguns alunos o ensino da matemática se torna difícil porque o que está sendo ensinado não é significativo para sua vida fora da escola. Neste contexto, cabe ao educador buscar meios para contextualizar o conhecimento matemático aproximando-o do cotidiano dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS, DIFICULDADES, ANÁLISE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID5749_09092018144501.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WENDEL MELO ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "WENDEL"
    "autor_email" => "professorwendelmelo@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49210
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1965
    "inscrito_id" => 5749
    "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS"
    "resumo" => "A presente pesquisa propõe analisar as dificuldades encontradas por alunos na realização das operações fundamentais da matemática. A base teórica desta pesquisa fundamenta-se nas concepções de García (2011) e Johnson e Myklebust (2007) a cerca das dificuldades apresentadas pelos alunos no aprendizado da matemática. A pesquisa de campo deste trabalho realizou-se com 10 alunos da 6ª série do ensino fundamental de uma escola pública do interior do Ceará. Os dados foram coletados através de teste diagnóstico aplicado aos sujeitos desta pesquisa. Encontramos nas analise dos dados informações sobre o desempenho dos alunos no que diz respeito às quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Dentre as dificuldades encontradas pelos alunos investigados, destaca-se as dificuldades referentes à simbologia, organização e realização das operações aritméticas, principalmente quando é necessário realizar mais de uma operação em uma mesma conta, como é o caso da divisão, em que também utilizamos a subtração e multiplicação. Percebemos que para alguns alunos o ensino da matemática se torna difícil porque o que está sendo ensinado não é significativo para sua vida fora da escola. Neste contexto, cabe ao educador buscar meios para contextualizar o conhecimento matemático aproximando-o do cotidiano dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS, DIFICULDADES, ANÁLISE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID5749_09092018144501.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WENDEL MELO ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "WENDEL"
    "autor_email" => "professorwendelmelo@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A presente pesquisa propõe analisar as dificuldades encontradas por alunos na realização das operações fundamentais da matemática. A base teórica desta pesquisa fundamenta-se nas concepções de García (2011) e Johnson e Myklebust (2007) a cerca das dificuldades apresentadas pelos alunos no aprendizado da matemática. A pesquisa de campo deste trabalho realizou-se com 10 alunos da 6ª série do ensino fundamental de uma escola pública do interior do Ceará. Os dados foram coletados através de teste diagnóstico aplicado aos sujeitos desta pesquisa. Encontramos nas analise dos dados informações sobre o desempenho dos alunos no que diz respeito às quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Dentre as dificuldades encontradas pelos alunos investigados, destaca-se as dificuldades referentes à simbologia, organização e realização das operações aritméticas, principalmente quando é necessário realizar mais de uma operação em uma mesma conta, como é o caso da divisão, em que também utilizamos a subtração e multiplicação. Percebemos que para alguns alunos o ensino da matemática se torna difícil porque o que está sendo ensinado não é significativo para sua vida fora da escola. Neste contexto, cabe ao educador buscar meios para contextualizar o conhecimento matemático aproximando-o do cotidiano dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.