Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MODELO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: POSSIBILITANDO MELHOR ABORDAGEM E MAIOR CONHECIMENTO SOBRE A DOENÇA DE CROHN.

Palavra-chaves: MODELO DIDÁTICO, ENSINO DE BIOLOGIA, DOENÇA DE CROHN Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O ensino de Ciências e Biologia contextualizam assuntos de diversas formas de vida, correlaciona a vida do discente com o conteúdo aplicado em sala de aula. Alguns conteúdos estão diretamente envolvidos com a saúde, como é caso da Doença de Crohn, sendo pouco conhecida e difícil diagnostico. E para que o professor possa contextualizar melhor sua aula, foi confeccionado um modelo didático para demonstra como a doença afeta o sistema digestório a partir de matérias de baixo custo que favorece o benéfico para que os alunos possam entender melhor a doença com um material tridimensional. E seja um facilitador ao professor em suas aulas, já que muitas escolas não possuem material de apoio, laboratórios não fornecendo um espaço adequado para práticas pedagógicas. O modelo didático foi aplicado para os alunos do 5° período de Ciências Biológicas do IFPR- Campus Palmas, os quais responderam algumas perguntas anonimamente para que pudesse se obter uma feedback do modelo didático. As perguntas estavam relacionadas aos pontos positivos e negativos do modo em que o modelo foi aplicado em aula. Para 100% dos alunos a prática pedagógica realizada promoveu a construção de conhecimentos, superando o modelo de ensino tradicional. Portanto modelos didáticos tornam-se cada vez mais ferramentas criativas e dinâmicas, sendo úteis para os alunos como forma de aprendizagem.

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