O presente trabalho tem como objeto de estudo as políticas públicas voltadas para o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos. O campo da pesquisa é uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, da rede estadual do Ceará. Os sujeitos participantes são professores, alunos, núcleo gestor e intérprete de LIBRAS. Em meio a tantos desafios relacionados ao tema em questão, temos como objetivo geral investigar a implementação de Políticas Educacionais de Inclusão vigentes no país ocorridas na referida escola, tendo como base os pressupostos legais que definem a Educação Inclusiva, e se estas contribuem para o desenvolvimento integral do aluno surdo no processo de ensino e aprendizagem. Assim, como objetivos específicos, pretendemos refletir sobre a importância do ensino de LIBRAS como língua materna dos surdos; identificar a disponibilidade de recursos e materiais necessários ao acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem de LIBRAS; e verificar o nível de formação dos docentes que lidam com alunos surdos, bem como o preparo destes diante da perspectiva da educação inclusiva. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso, baseado também em referencial bibliográfico, realizado por meio de pesquisa básica, com objetivo descritivo e explicativo, de natureza qualitativa e quantitativa. Como coleta de dados, utilizou-se o método da observação, entrevistas e aplicação de questionário. Os resultados advindos dessa pesquisa nos permitem revelar como as políticas públicas criadas e implementadas para o atendimento a alunos surdos têm sido favoráveis ao desenvolvimento dos mesmos frente aos diversos desafios encontrados no ambiente pedagógico.