Este trabalho foi desenvolvido em conjunto pelas discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Dedicando ao estudo da leitura como elemento fundamental para a aprendizagem significativa, tendo por objetivo apresentar acerca da leitura tutorial como um das estratégias de mediação do professor, compreendendo ser a leitura uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O interesse em debater e discorrer a respeito dessa temática se deu através do estudo sobre a Leitura tutorial, entendendo o benefício de sua utilização no ambiente escolar. Em busca de responder o objetivo do trabalho recorreu-se a metodologia bibliográfica apoiados em Kleiman (2007), Freire (1898), Soares (2010), dentre outros. Concluímos que precisamos utilizar estratégias que venham a relacionar e facilitar a atuação dos conhecimentos obtidos em nossa vida real, aproximando os alunos, através dos conteúdos estudados e o mundo onde estão inseridos, facilitando a compreensão e colocando a leitura como atividade fundamental para a realização de atividades pedagógicas. Lembrando que o processo de leitura não acaba ao terminar o texto, mas é necessário uma avaliação dessa leitura para que assim seja possível verificar se houve a real compreensão do texto estudado. É de suma importância destacar que aprender a ler e a escrever não supri a necessidade social de está imerso nessa sociedade, é necessário compreender o uso social da leitura e da escrita em nosso processo de formação.