Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM BREVE ESTUDO SOBRE A LEITURA TUTORIAL COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO DO PROFESSOR

Palavra-chaves: LEITURA TUTORIAL, APRENDIZAGEM, MEDICAÇÃO DO PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49145
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3172
    "inscrito_id" => 1781
    "titulo" => "UM BREVE ESTUDO SOBRE A LEITURA TUTORIAL COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO DO PROFESSOR"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido em conjunto pelas discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Dedicando ao estudo da leitura como elemento fundamental para a aprendizagem significativa, tendo por objetivo apresentar acerca da leitura tutorial como um das estratégias de mediação do professor, compreendendo ser a leitura uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O interesse em debater e discorrer a respeito dessa temática se deu através do estudo sobre a Leitura tutorial, entendendo o benefício de sua utilização no ambiente escolar. Em busca de responder o objetivo do trabalho recorreu-se a metodologia bibliográfica apoiados em Kleiman (2007), Freire (1898), Soares (2010), dentre outros. Concluímos que precisamos utilizar estratégias que venham a relacionar e facilitar a atuação dos conhecimentos obtidos em nossa vida real, aproximando os alunos, através dos conteúdos estudados e o mundo onde estão inseridos, facilitando a compreensão e colocando a leitura como atividade fundamental para a realização de atividades pedagógicas. Lembrando que o processo de leitura não acaba ao terminar o texto, mas é necessário uma avaliação dessa leitura para que assim seja possível verificar se houve a real compreensão do texto estudado. É de suma importância destacar que aprender a ler e a escrever não supri a necessidade social de está imerso nessa sociedade, é necessário compreender o uso social da leitura e da escrita em nosso processo de formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA TUTORIAL, APRENDIZAGEM, MEDICAÇÃO DO PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID1781_11092018122351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA SOARES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL"
    "autor_email" => "isabel_sgomes@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49145
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3172
    "inscrito_id" => 1781
    "titulo" => "UM BREVE ESTUDO SOBRE A LEITURA TUTORIAL COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO DO PROFESSOR"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido em conjunto pelas discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Dedicando ao estudo da leitura como elemento fundamental para a aprendizagem significativa, tendo por objetivo apresentar acerca da leitura tutorial como um das estratégias de mediação do professor, compreendendo ser a leitura uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O interesse em debater e discorrer a respeito dessa temática se deu através do estudo sobre a Leitura tutorial, entendendo o benefício de sua utilização no ambiente escolar. Em busca de responder o objetivo do trabalho recorreu-se a metodologia bibliográfica apoiados em Kleiman (2007), Freire (1898), Soares (2010), dentre outros. Concluímos que precisamos utilizar estratégias que venham a relacionar e facilitar a atuação dos conhecimentos obtidos em nossa vida real, aproximando os alunos, através dos conteúdos estudados e o mundo onde estão inseridos, facilitando a compreensão e colocando a leitura como atividade fundamental para a realização de atividades pedagógicas. Lembrando que o processo de leitura não acaba ao terminar o texto, mas é necessário uma avaliação dessa leitura para que assim seja possível verificar se houve a real compreensão do texto estudado. É de suma importância destacar que aprender a ler e a escrever não supri a necessidade social de está imerso nessa sociedade, é necessário compreender o uso social da leitura e da escrita em nosso processo de formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA TUTORIAL, APRENDIZAGEM, MEDICAÇÃO DO PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID1781_11092018122351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA SOARES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL"
    "autor_email" => "isabel_sgomes@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido em conjunto pelas discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Dedicando ao estudo da leitura como elemento fundamental para a aprendizagem significativa, tendo por objetivo apresentar acerca da leitura tutorial como um das estratégias de mediação do professor, compreendendo ser a leitura uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O interesse em debater e discorrer a respeito dessa temática se deu através do estudo sobre a Leitura tutorial, entendendo o benefício de sua utilização no ambiente escolar. Em busca de responder o objetivo do trabalho recorreu-se a metodologia bibliográfica apoiados em Kleiman (2007), Freire (1898), Soares (2010), dentre outros. Concluímos que precisamos utilizar estratégias que venham a relacionar e facilitar a atuação dos conhecimentos obtidos em nossa vida real, aproximando os alunos, através dos conteúdos estudados e o mundo onde estão inseridos, facilitando a compreensão e colocando a leitura como atividade fundamental para a realização de atividades pedagógicas. Lembrando que o processo de leitura não acaba ao terminar o texto, mas é necessário uma avaliação dessa leitura para que assim seja possível verificar se houve a real compreensão do texto estudado. É de suma importância destacar que aprender a ler e a escrever não supri a necessidade social de está imerso nessa sociedade, é necessário compreender o uso social da leitura e da escrita em nosso processo de formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.