Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NAS ATIVIDADES ESCOLARES: UMA AÇÃO NECESSÁRIA

Palavra-chaves: ATIVIDADE DOCENTE, RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA, PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45968
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1905
    "inscrito_id" => 4770
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NAS ATIVIDADES ESCOLARES: UMA AÇÃO NECESSÁRIA"
    "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma pesquisa, que tem como objetivo apreender os sentidos e significados constitutivos da dimensão subjetiva da realidade escolar, tendo em vista as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da sala de aula. Diante dos depoimentos focamos neste trabalho o objetivo de refletir acerca da influência da família nas atividades que são realizadas em sala de aula. Tal pesquisa esta fundamentada na Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski (2007) e colaboradores e nas discussões de Davis e Aguiar (2010), Aguiar (2009), que embasaram teoricamente esta investigação. Para produção das informações foram realizadas entrevista semi-estruturada e recorrente, vídeo-gravação, Autoconfrontação Simples (CLOT, 2006) tendo como partícipe uma professora que leciona no ensino fundamental da rede municipal da cidade de Mossoró-RN. Para análise e sistematização das informações produzidas utilizamos a proposta dos Núcleos de Significação, organizada por Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015). Verificamos no relato da professora a preocupação com relação à influência da família nas atividades realizadas na sala de aula, entendida como processo de aprendizagem e desenvolvimento. Destacamos o empenho da professora em fazer visitas à família com o objetivo explícito de ter de volta o aluno que não estava frequentando a escola, tendo sido uma luta constante, visando à melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Identificamos que os dois procedimentos realizados durante a investigação podem contribuir para a compreensão do fazer pedagógico da professora. Este trabalho é fruta da pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC e Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD1, ambos ligados ao Grupo de Estudo Educação e Subjetividade – GEPES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADE DOCENTE, RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA, PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4770_09092018104503.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRES RAULINA SILVA CAMARA"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES"
    "autor_email" => "TamiresRaulina@outlook.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45968
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1905
    "inscrito_id" => 4770
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NAS ATIVIDADES ESCOLARES: UMA AÇÃO NECESSÁRIA"
    "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma pesquisa, que tem como objetivo apreender os sentidos e significados constitutivos da dimensão subjetiva da realidade escolar, tendo em vista as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da sala de aula. Diante dos depoimentos focamos neste trabalho o objetivo de refletir acerca da influência da família nas atividades que são realizadas em sala de aula. Tal pesquisa esta fundamentada na Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski (2007) e colaboradores e nas discussões de Davis e Aguiar (2010), Aguiar (2009), que embasaram teoricamente esta investigação. Para produção das informações foram realizadas entrevista semi-estruturada e recorrente, vídeo-gravação, Autoconfrontação Simples (CLOT, 2006) tendo como partícipe uma professora que leciona no ensino fundamental da rede municipal da cidade de Mossoró-RN. Para análise e sistematização das informações produzidas utilizamos a proposta dos Núcleos de Significação, organizada por Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015). Verificamos no relato da professora a preocupação com relação à influência da família nas atividades realizadas na sala de aula, entendida como processo de aprendizagem e desenvolvimento. Destacamos o empenho da professora em fazer visitas à família com o objetivo explícito de ter de volta o aluno que não estava frequentando a escola, tendo sido uma luta constante, visando à melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Identificamos que os dois procedimentos realizados durante a investigação podem contribuir para a compreensão do fazer pedagógico da professora. Este trabalho é fruta da pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC e Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD1, ambos ligados ao Grupo de Estudo Educação e Subjetividade – GEPES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADE DOCENTE, RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA, PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4770_09092018104503.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRES RAULINA SILVA CAMARA"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES"
    "autor_email" => "TamiresRaulina@outlook.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa, que tem como objetivo apreender os sentidos e significados constitutivos da dimensão subjetiva da realidade escolar, tendo em vista as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da sala de aula. Diante dos depoimentos focamos neste trabalho o objetivo de refletir acerca da influência da família nas atividades que são realizadas em sala de aula. Tal pesquisa esta fundamentada na Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski (2007) e colaboradores e nas discussões de Davis e Aguiar (2010), Aguiar (2009), que embasaram teoricamente esta investigação. Para produção das informações foram realizadas entrevista semi-estruturada e recorrente, vídeo-gravação, Autoconfrontação Simples (CLOT, 2006) tendo como partícipe uma professora que leciona no ensino fundamental da rede municipal da cidade de Mossoró-RN. Para análise e sistematização das informações produzidas utilizamos a proposta dos Núcleos de Significação, organizada por Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015). Verificamos no relato da professora a preocupação com relação à influência da família nas atividades realizadas na sala de aula, entendida como processo de aprendizagem e desenvolvimento. Destacamos o empenho da professora em fazer visitas à família com o objetivo explícito de ter de volta o aluno que não estava frequentando a escola, tendo sido uma luta constante, visando à melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Identificamos que os dois procedimentos realizados durante a investigação podem contribuir para a compreensão do fazer pedagógico da professora. Este trabalho é fruta da pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC e Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD1, ambos ligados ao Grupo de Estudo Educação e Subjetividade – GEPES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.