Este trabalho é um recorte de uma pesquisa, que tem como objetivo apreender os sentidos e significados constitutivos da dimensão subjetiva da realidade escolar, tendo em vista as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da sala de aula. Diante dos depoimentos focamos neste trabalho o objetivo de refletir acerca da influência da família nas atividades que são realizadas em sala de aula. Tal pesquisa esta fundamentada na Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski (2007) e colaboradores e nas discussões de Davis e Aguiar (2010), Aguiar (2009), que embasaram teoricamente esta investigação. Para produção das informações foram realizadas entrevista semi-estruturada e recorrente, vídeo-gravação, Autoconfrontação Simples (CLOT, 2006) tendo como partícipe uma professora que leciona no ensino fundamental da rede municipal da cidade de Mossoró-RN. Para análise e sistematização das informações produzidas utilizamos a proposta dos Núcleos de Significação, organizada por Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015). Verificamos no relato da professora a preocupação com relação à influência da família nas atividades realizadas na sala de aula, entendida como processo de aprendizagem e desenvolvimento. Destacamos o empenho da professora em fazer visitas à família com o objetivo explícito de ter de volta o aluno que não estava frequentando a escola, tendo sido uma luta constante, visando à melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Identificamos que os dois procedimentos realizados durante a investigação podem contribuir para a compreensão do fazer pedagógico da professora. Este trabalho é fruta da pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC e Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD1, ambos ligados ao Grupo de Estudo Educação e Subjetividade – GEPES.