PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O USO DA HORTA
ESCOLAR COMO ESPAÇO TERAPÊUTICO E DE AUTOCUIDADO
NOS 3º E 4º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Com o objetivo de utilizar a revitalização da horta como forma de promover hábitos sustentáveis, elaborar estratégias de ensino e despertar o interesse dos alunos e da comunidade sobre uso de plantas medicinais com ações curativas sendo adotados hábitos mais saudáveis a partir da construção de cordéis, produzindo saberes e práticas educativas que sensibilizem o ambiente escolar e social a importância da preservação e cuidados com os recursos naturais, o projeto de intervenção propõe a implantação de uma horta escolar como prática pedagógica para o fomento de um ambiente de reflexão e aprendizado. A pesquisa será realizada em área específica de uma escola pública estadual, sob Gerência da Regional, GRE-Recife Sul, Pernambuco. Os conteúdos serão trabalhados a partir da teoria sócio-interacionista, que demonstra a importância do indivíduo com diferentes fatores contribuintes para o processo de aprendizagem, onde a criança sozinha não aprenderá só com o decorrer do tempo, pois precisará se envolver entre os diversos sujeitos; preconizando o diálogo e a contextualização para uma aprendizagem significativa. E assim, defender a inclusão de práticas pedagógicas diversificadas que promovam cenários em transição para facilitar o processo ensino-aprendizagem por meio do protagonismo do aluno e que estimulem a aquisição de comportamentos saudáveis. Acredita-se que ao cuidar da horta, os escolares terão a oportunidade de compreender o ciclo vital da planta e seus benefícios enquanto serão provocados a refletirem sobre suas responsabilidades e as consequências de seus atos sobre a sua saúde e relacionamentos no contexto escolar e social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14. 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