O presente artigo refere-se a uma pesquisa monográfica que visa analisar a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade no ensino comum ofertado na rede pública municipal de educação de São Luís/MA. De acordo com o DSM-V um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais comum, é o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH, transtorno este que compromete a atenção, a sua organização, apresentando hiperatividade ou impulsividade, estas isoladamente ou em comorbidade. Contudo, essas características isoladamente e comuns em muitas crianças em idade escolar, não devem ser vistas como TDAH, visto a especificidade do diagnóstico e, em caso de já haver diagnostico é relevante que a escola busque estar preparada para receber e colaborar com a aprendizagem dessa criança. Dito isso, a manifestação da sintomatologia na fase escolar e seu diagnóstico levanta-se o seguinte questionamento: como ocorre à inclusão do estudante com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade no ensino comum? Com suporte dos estudos de Leite (2012), Barbosa (2015) entre outros, a pesquisa tem base qualitativa e desenvolve-se a partir de pesquisa de campo em duas escolas Municipais de São Luís, com estudantes do 2° ano e 4º ano do Ensino Fundamental. Espera-se que a tal pesquisa corrobore para a melhoria do ensino ofertado aos estudantes com TDAH e que o espaço escolar planeje e execute ações que promovam a potencialização da aprendizagem destes.