TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: A INCLUSÃO DE ESTUDANTES EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS – MA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49134 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3414 "inscrito_id" => 6505 "titulo" => "TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: A INCLUSÃO DE ESTUDANTES EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS – MA." "resumo" => "O presente artigo refere-se a uma pesquisa monográfica que visa analisar a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade no ensino comum ofertado na rede pública municipal de educação de São Luís/MA. De acordo com o DSM-V um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais comum, é o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH, transtorno este que compromete a atenção, a sua organização, apresentando hiperatividade ou impulsividade, estas isoladamente ou em comorbidade. Contudo, essas características isoladamente e comuns em muitas crianças em idade escolar, não devem ser vistas como TDAH, visto a especificidade do diagnóstico e, em caso de já haver diagnostico é relevante que a escola busque estar preparada para receber e colaborar com a aprendizagem dessa criança. Dito isso, a manifestação da sintomatologia na fase escolar e seu diagnóstico levanta-se o seguinte questionamento: como ocorre à inclusão do estudante com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade no ensino comum? Com suporte dos estudos de Leite (2012), Barbosa (2015) entre outros, a pesquisa tem base qualitativa e desenvolve-se a partir de pesquisa de campo em duas escolas Municipais de São Luís, com estudantes do 2° ano e 4º ano do Ensino Fundamental. Espera-se que a tal pesquisa corrobore para a melhoria do ensino ofertado aos estudantes com TDAH e que o espaço escolar planeje e execute ações que promovam a potencialização da aprendizagem destes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE., TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO., INCLUSÃO ESCOLAR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA11_ID6505_14092018093040.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACYKELE SOUSA VAZ" "autor_nome_curto" => "JACYKELE VAZ" "autor_email" => "jacykele@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49134 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3414 "inscrito_id" => 6505 "titulo" => "TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: A INCLUSÃO DE ESTUDANTES EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS – MA." "resumo" => "O presente artigo refere-se a uma pesquisa monográfica que visa analisar a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade no ensino comum ofertado na rede pública municipal de educação de São Luís/MA. De acordo com o DSM-V um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais comum, é o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH, transtorno este que compromete a atenção, a sua organização, apresentando hiperatividade ou impulsividade, estas isoladamente ou em comorbidade. Contudo, essas características isoladamente e comuns em muitas crianças em idade escolar, não devem ser vistas como TDAH, visto a especificidade do diagnóstico e, em caso de já haver diagnostico é relevante que a escola busque estar preparada para receber e colaborar com a aprendizagem dessa criança. Dito isso, a manifestação da sintomatologia na fase escolar e seu diagnóstico levanta-se o seguinte questionamento: como ocorre à inclusão do estudante com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade no ensino comum? Com suporte dos estudos de Leite (2012), Barbosa (2015) entre outros, a pesquisa tem base qualitativa e desenvolve-se a partir de pesquisa de campo em duas escolas Municipais de São Luís, com estudantes do 2° ano e 4º ano do Ensino Fundamental. Espera-se que a tal pesquisa corrobore para a melhoria do ensino ofertado aos estudantes com TDAH e que o espaço escolar planeje e execute ações que promovam a potencialização da aprendizagem destes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE., TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO., INCLUSÃO ESCOLAR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA11_ID6505_14092018093040.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACYKELE SOUSA VAZ" "autor_nome_curto" => "JACYKELE VAZ" "autor_email" => "jacykele@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }