Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLINHA PURA MÚSICA - O JOGO DIGITAL E O PROCESSO DE MUSICALIZAÇÃO NA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MUSICAL, MUSICALIZAÇÃO, JOGOS DIGITAIS Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47292
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2012
    "inscrito_id" => 9158
    "titulo" => "ESCOLINHA PURA MÚSICA - O JOGO DIGITAL E O PROCESSO DE MUSICALIZAÇÃO NA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho teve a finalidade de investigar as contribuições do jogo digital Escolinha Pura Música como ferramenta para musicalização infantil. Esta pesquisa, de caráter qualitativa, buscou dialogar com autores da área de educação musical como, Gordon (2015) e Penna (2012), assim como Vieira (2012), Barros e Andrade (2018), que discutem questões relativas ao jogo digital. Posteriormente, desenvolvemos na disciplina Jogos Digitais, do curso de Ciência da Computação, da Universidade Federal de Campina Grande, o jogo digital Escolinha Pura Música, direcionado à crianças na faixa etária de três a cinco anos. O referido jogo foi testado por cinco crianças, durante uma semana onde seus pais, ou responsáveis acompanharam. Nesse período, foi aplicado um questionário com os pais que acompanharam o teste. Como resultado, observamos que o jogo Escolinha Pura Música promoveu a apreensão de conceitos e práticas musicais de maneira inovadora, podendo ser utilizado em diversos contextos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MUSICAL, MUSICALIZAÇÃO, JOGOS DIGITAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9158_09092018165207.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FRANKLIN  DO REGO  ANTERO "
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON ANTERO"
    "autor_email" => "and.artes@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47292
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2012
    "inscrito_id" => 9158
    "titulo" => "ESCOLINHA PURA MÚSICA - O JOGO DIGITAL E O PROCESSO DE MUSICALIZAÇÃO NA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho teve a finalidade de investigar as contribuições do jogo digital Escolinha Pura Música como ferramenta para musicalização infantil. Esta pesquisa, de caráter qualitativa, buscou dialogar com autores da área de educação musical como, Gordon (2015) e Penna (2012), assim como Vieira (2012), Barros e Andrade (2018), que discutem questões relativas ao jogo digital. Posteriormente, desenvolvemos na disciplina Jogos Digitais, do curso de Ciência da Computação, da Universidade Federal de Campina Grande, o jogo digital Escolinha Pura Música, direcionado à crianças na faixa etária de três a cinco anos. O referido jogo foi testado por cinco crianças, durante uma semana onde seus pais, ou responsáveis acompanharam. Nesse período, foi aplicado um questionário com os pais que acompanharam o teste. Como resultado, observamos que o jogo Escolinha Pura Música promoveu a apreensão de conceitos e práticas musicais de maneira inovadora, podendo ser utilizado em diversos contextos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MUSICAL, MUSICALIZAÇÃO, JOGOS DIGITAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9158_09092018165207.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FRANKLIN  DO REGO  ANTERO "
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON ANTERO"
    "autor_email" => "and.artes@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho teve a finalidade de investigar as contribuições do jogo digital Escolinha Pura Música como ferramenta para musicalização infantil. Esta pesquisa, de caráter qualitativa, buscou dialogar com autores da área de educação musical como, Gordon (2015) e Penna (2012), assim como Vieira (2012), Barros e Andrade (2018), que discutem questões relativas ao jogo digital. Posteriormente, desenvolvemos na disciplina Jogos Digitais, do curso de Ciência da Computação, da Universidade Federal de Campina Grande, o jogo digital Escolinha Pura Música, direcionado à crianças na faixa etária de três a cinco anos. O referido jogo foi testado por cinco crianças, durante uma semana onde seus pais, ou responsáveis acompanharam. Nesse período, foi aplicado um questionário com os pais que acompanharam o teste. Como resultado, observamos que o jogo Escolinha Pura Música promoveu a apreensão de conceitos e práticas musicais de maneira inovadora, podendo ser utilizado em diversos contextos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.