Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA

Palavra-chaves: ÁGUA, ESCOLA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48532
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2978
    "inscrito_id" => 6626
    "titulo" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA"
    "resumo" => "Os problemas ambientais causados pela ação humana têm causado graves pressões no meio ambiente, sobretudo em relação aos recursos hídricos. Assim a percepção ambiental auxilia na análise da relação homem-natureza, para facilitar o processo de Educação Ambiental, ampliando a possibilidade de ser bem elaborado. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a percepção ambiental sobre Recursos Hídricos dos estudantes de nível médio em Campina Grande – PB. Por meio de um questionário contendo 9 questões em escala de Likert e 1 questão aberta, foram entrevistados 30 estudantes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felix Araújo, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Dos participantes, 53,3% não percebem que o uso incorreto da água gera problemas dentro da cidade, 66,6% sabem definir o ciclo da água, contudo, 73,3% não sabem quais os rios e riachos passam dentro da cidade. 83,3% não se percebem como agentes poluidores dos rios da cidade e (63,3%) não sabem o porquê da falta de água na cidade de Campina Grande, Paraíba. 43,3% consideram que nossa necessidade de água é maior do que a dos animais, porém 60,0% considera que a necessidade de água é das plantas maior do que a nossa. 66,7% afirmam que armazenam água da chuva para utilizar nas tarefas domésticas, além disso, a maioria dos estudantes (66,6%) afirmam conhecer as fontes de contaminação de água. A pesquisa revelou pouca percepção, por parte dos estudantes, sobre os problemas ambientais relacionados ao mal uso da água, considerando relevante o processo educacional voltado as temáticas relacionados a água."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "ÁGUA, ESCOLA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID6626_10092018210438.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYANNA MARIA MEDEIROS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "THAYANNA"
    "autor_email" => "thayannamdrs@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48532
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2978
    "inscrito_id" => 6626
    "titulo" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA"
    "resumo" => "Os problemas ambientais causados pela ação humana têm causado graves pressões no meio ambiente, sobretudo em relação aos recursos hídricos. Assim a percepção ambiental auxilia na análise da relação homem-natureza, para facilitar o processo de Educação Ambiental, ampliando a possibilidade de ser bem elaborado. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a percepção ambiental sobre Recursos Hídricos dos estudantes de nível médio em Campina Grande – PB. Por meio de um questionário contendo 9 questões em escala de Likert e 1 questão aberta, foram entrevistados 30 estudantes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felix Araújo, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Dos participantes, 53,3% não percebem que o uso incorreto da água gera problemas dentro da cidade, 66,6% sabem definir o ciclo da água, contudo, 73,3% não sabem quais os rios e riachos passam dentro da cidade. 83,3% não se percebem como agentes poluidores dos rios da cidade e (63,3%) não sabem o porquê da falta de água na cidade de Campina Grande, Paraíba. 43,3% consideram que nossa necessidade de água é maior do que a dos animais, porém 60,0% considera que a necessidade de água é das plantas maior do que a nossa. 66,7% afirmam que armazenam água da chuva para utilizar nas tarefas domésticas, além disso, a maioria dos estudantes (66,6%) afirmam conhecer as fontes de contaminação de água. A pesquisa revelou pouca percepção, por parte dos estudantes, sobre os problemas ambientais relacionados ao mal uso da água, considerando relevante o processo educacional voltado as temáticas relacionados a água."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "ÁGUA, ESCOLA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID6626_10092018210438.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYANNA MARIA MEDEIROS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "THAYANNA"
    "autor_email" => "thayannamdrs@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Os problemas ambientais causados pela ação humana têm causado graves pressões no meio ambiente, sobretudo em relação aos recursos hídricos. Assim a percepção ambiental auxilia na análise da relação homem-natureza, para facilitar o processo de Educação Ambiental, ampliando a possibilidade de ser bem elaborado. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a percepção ambiental sobre Recursos Hídricos dos estudantes de nível médio em Campina Grande – PB. Por meio de um questionário contendo 9 questões em escala de Likert e 1 questão aberta, foram entrevistados 30 estudantes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felix Araújo, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Dos participantes, 53,3% não percebem que o uso incorreto da água gera problemas dentro da cidade, 66,6% sabem definir o ciclo da água, contudo, 73,3% não sabem quais os rios e riachos passam dentro da cidade. 83,3% não se percebem como agentes poluidores dos rios da cidade e (63,3%) não sabem o porquê da falta de água na cidade de Campina Grande, Paraíba. 43,3% consideram que nossa necessidade de água é maior do que a dos animais, porém 60,0% considera que a necessidade de água é das plantas maior do que a nossa. 66,7% afirmam que armazenam água da chuva para utilizar nas tarefas domésticas, além disso, a maioria dos estudantes (66,6%) afirmam conhecer as fontes de contaminação de água. A pesquisa revelou pouca percepção, por parte dos estudantes, sobre os problemas ambientais relacionados ao mal uso da água, considerando relevante o processo educacional voltado as temáticas relacionados a água.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.