A formação inicial de professores busca subsidiar ás necessidades de um processo de ensino e aprendizagem que seja capaz de atender os desafios e as perspectivas da educação contemporânea. Essa formação se dá através de uma intersecção entre a teoria e a prática emergida da escola que é o principal campo de atuação dos/as professores/as formados/as e em formação. O presente artigo apresenta um estudo realizado na cidade de Salgadinho no Agreste pernambucano, objetivando compreender e analisar como se dá a formação de professores, analisando os desafios e as perspectivas dos docentes evidenciando uma necessidade de uma educação libertadora. Metodologicamente elegeu-se a pesquisa qualitativa e os dados obtidos se deram por meio dos questionários aplicados na empírica e no levantamento bibliográfico. Como resultados e discussões aponta-se a aceitação do novo, da pesquisa, de maior engajamento, de uma formação continuada que possa suprir às necessidades da aprendizagem, fazendo-se uso de uma prática que proporcione um ensino de qualidade, ou seja, libertador, oferecendo ao educador ferramentas e subsídios necessários que o ajudem no processo de ensino e aprendizagem, construindo um ensino inovador e transformador.
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