Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES PARA POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO LEITORA

Palavra-chaves: COMPREENSÃO LEITORA, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45504
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4065
    "inscrito_id" => 10464
    "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES PARA POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO LEITORA"
    "resumo" => "Este projeto de pesquisa está voltado para o ensino da competência leitora a partir de uma postura ativa do aluno, o qual constrói o sentido do texto. É nesse aspecto que se promove uma interface com as metodologias ativas de ensino, as quais se referem a estratégias de ensino que têm como características principais: centralizar o processo de aprendizagem no próprio aluno, estimular a autonomia do estudante, promover a reflexão e a interação entre os sujeitos. O objetivo geral desta pesquisa é averiguar como a utilização de metodologias ativas de ensino e de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento, podem potencializar a compreensão leitora, nos anos finais do Ensino Fundamental. Nesse viés, a pesquisa configura-se em uma abordagem qualitativa, aproximando-se de pressupostos da pesquisa-ação e do estudo de caso. Os sujeitos serão alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Lajeado/RS. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizadas a entrevista semiestruturada, o diário de campo, o grupo focal, a filmagem e a observação. O tratamento dos dados coletados segue os pressupostos da Análise Textual Discursiva, a qual configura-se em um processo integrado de análise e de síntese que se propõe a fazer uma leitura rigorosa e aprofundada de conjuntos de materiais textuais, com o objetivo de descrevê-los e interpretá-los. Espera-se que, até o final desta pesquisa,  os estudos contribuam para a melhoria da compreensão leitora na escola e desenvolvimento da autonomia dos alunos envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "COMPREENSÃO LEITORA, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID10464_17092018171629.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:50"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANA NEUMANN MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "SILVANA"
    "autor_email" => "smartins@univates.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45504
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4065
    "inscrito_id" => 10464
    "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES PARA POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO LEITORA"
    "resumo" => "Este projeto de pesquisa está voltado para o ensino da competência leitora a partir de uma postura ativa do aluno, o qual constrói o sentido do texto. É nesse aspecto que se promove uma interface com as metodologias ativas de ensino, as quais se referem a estratégias de ensino que têm como características principais: centralizar o processo de aprendizagem no próprio aluno, estimular a autonomia do estudante, promover a reflexão e a interação entre os sujeitos. O objetivo geral desta pesquisa é averiguar como a utilização de metodologias ativas de ensino e de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento, podem potencializar a compreensão leitora, nos anos finais do Ensino Fundamental. Nesse viés, a pesquisa configura-se em uma abordagem qualitativa, aproximando-se de pressupostos da pesquisa-ação e do estudo de caso. Os sujeitos serão alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Lajeado/RS. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizadas a entrevista semiestruturada, o diário de campo, o grupo focal, a filmagem e a observação. O tratamento dos dados coletados segue os pressupostos da Análise Textual Discursiva, a qual configura-se em um processo integrado de análise e de síntese que se propõe a fazer uma leitura rigorosa e aprofundada de conjuntos de materiais textuais, com o objetivo de descrevê-los e interpretá-los. Espera-se que, até o final desta pesquisa,  os estudos contribuam para a melhoria da compreensão leitora na escola e desenvolvimento da autonomia dos alunos envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "COMPREENSÃO LEITORA, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID10464_17092018171629.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:50"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANA NEUMANN MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "SILVANA"
    "autor_email" => "smartins@univates.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este projeto de pesquisa está voltado para o ensino da competência leitora a partir de uma postura ativa do aluno, o qual constrói o sentido do texto. É nesse aspecto que se promove uma interface com as metodologias ativas de ensino, as quais se referem a estratégias de ensino que têm como características principais: centralizar o processo de aprendizagem no próprio aluno, estimular a autonomia do estudante, promover a reflexão e a interação entre os sujeitos. O objetivo geral desta pesquisa é averiguar como a utilização de metodologias ativas de ensino e de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento, podem potencializar a compreensão leitora, nos anos finais do Ensino Fundamental. Nesse viés, a pesquisa configura-se em uma abordagem qualitativa, aproximando-se de pressupostos da pesquisa-ação e do estudo de caso. Os sujeitos serão alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Lajeado/RS. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizadas a entrevista semiestruturada, o diário de campo, o grupo focal, a filmagem e a observação. O tratamento dos dados coletados segue os pressupostos da Análise Textual Discursiva, a qual configura-se em um processo integrado de análise e de síntese que se propõe a fazer uma leitura rigorosa e aprofundada de conjuntos de materiais textuais, com o objetivo de descrevê-los e interpretá-los. Espera-se que, até o final desta pesquisa, os estudos contribuam para a melhoria da compreensão leitora na escola e desenvolvimento da autonomia dos alunos envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.