Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS DE ENSINO GEOGRÁFICO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, METODOLOGIAS, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47856
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2512
    "inscrito_id" => 3335
    "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO GEOGRÁFICO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O objetivo desse trabalho é analisar as metodologias utilizadas e os recursos disponíveis para o ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública localizada na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. A metodologia se deu por meio de uma abordagem qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica que serviu de embasamento teórico para a proposta do artigo, para a coleta de dados foi realizada uma pesquisa de campo de caráter exploratório, onde foram utilizados os métodos de observação das aulas de geografia, bem como realização de entrevistas semiestruturadas com professoras que lecionam neste campo de conhecimento. A intenção em desenvolver essa abordagem metodológica foi obter uma melhor compreensão das atividades e metodologias utilizadas em sala de aula para ensinar geografia, relacionando ao campo teórico da área a fim de perceber possibilidades, desafios e tensões que se encontram ao buscar ensinar os conteúdos e habilidades próprias da geografia, buscando uma reflexão juntamente com os alunos sobre o lugar em que vivem, sua importância e singularidade, instigando ainda a argumentação e criticidade dos discentes, trabalhando com uma proposta interdisciplinar que compreende a geografia como uma ciência presente em todos os campos do saber. Entretanto, ao termino da pesquisa, foi possível perceber que as professoras participantes da investigação não aplicam metodologias inovadoras dentro da sala de aula, ficando sempre no tradicionalismo e na memorização dos conteúdos e dos livros didáticos, inviabilizando um ensino geográfico voltado para produção de sentido e percepção holística dos alunos sobre o mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, METODOLOGIAS, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3335_10092018131039.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA FERREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA FERREIRA"
    "autor_email" => "julianaferreira.phb100@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47856
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2512
    "inscrito_id" => 3335
    "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO GEOGRÁFICO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O objetivo desse trabalho é analisar as metodologias utilizadas e os recursos disponíveis para o ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública localizada na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. A metodologia se deu por meio de uma abordagem qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica que serviu de embasamento teórico para a proposta do artigo, para a coleta de dados foi realizada uma pesquisa de campo de caráter exploratório, onde foram utilizados os métodos de observação das aulas de geografia, bem como realização de entrevistas semiestruturadas com professoras que lecionam neste campo de conhecimento. A intenção em desenvolver essa abordagem metodológica foi obter uma melhor compreensão das atividades e metodologias utilizadas em sala de aula para ensinar geografia, relacionando ao campo teórico da área a fim de perceber possibilidades, desafios e tensões que se encontram ao buscar ensinar os conteúdos e habilidades próprias da geografia, buscando uma reflexão juntamente com os alunos sobre o lugar em que vivem, sua importância e singularidade, instigando ainda a argumentação e criticidade dos discentes, trabalhando com uma proposta interdisciplinar que compreende a geografia como uma ciência presente em todos os campos do saber. Entretanto, ao termino da pesquisa, foi possível perceber que as professoras participantes da investigação não aplicam metodologias inovadoras dentro da sala de aula, ficando sempre no tradicionalismo e na memorização dos conteúdos e dos livros didáticos, inviabilizando um ensino geográfico voltado para produção de sentido e percepção holística dos alunos sobre o mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, METODOLOGIAS, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3335_10092018131039.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA FERREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA FERREIRA"
    "autor_email" => "julianaferreira.phb100@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar as metodologias utilizadas e os recursos disponíveis para o ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública localizada na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. A metodologia se deu por meio de uma abordagem qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica que serviu de embasamento teórico para a proposta do artigo, para a coleta de dados foi realizada uma pesquisa de campo de caráter exploratório, onde foram utilizados os métodos de observação das aulas de geografia, bem como realização de entrevistas semiestruturadas com professoras que lecionam neste campo de conhecimento. A intenção em desenvolver essa abordagem metodológica foi obter uma melhor compreensão das atividades e metodologias utilizadas em sala de aula para ensinar geografia, relacionando ao campo teórico da área a fim de perceber possibilidades, desafios e tensões que se encontram ao buscar ensinar os conteúdos e habilidades próprias da geografia, buscando uma reflexão juntamente com os alunos sobre o lugar em que vivem, sua importância e singularidade, instigando ainda a argumentação e criticidade dos discentes, trabalhando com uma proposta interdisciplinar que compreende a geografia como uma ciência presente em todos os campos do saber. Entretanto, ao termino da pesquisa, foi possível perceber que as professoras participantes da investigação não aplicam metodologias inovadoras dentro da sala de aula, ficando sempre no tradicionalismo e na memorização dos conteúdos e dos livros didáticos, inviabilizando um ensino geográfico voltado para produção de sentido e percepção holística dos alunos sobre o mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.