O presente trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica. O tema central de nossa pesquisa se trata das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs como uma nova cultura no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa objetivou analisar como os professores, estudantes e envolvidos no processo de ensino e aprendizagem passaram a utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação como uma nova cultura no contexto escolar. Como recurso metodológico fizemos uso da revisão bibliográfica onde buscamos por trabalhos realizados na área, em sua maioria as pesquisas foram realizadas na plataforma SCIELO. Utilizamos autores como Valente, Miles, Fino, Almeida, Pinto, dentre outros, por acreditarmos que eles têm trabalhos na área que permitiriam realizamos a nossa pesquisa. Como resultado encontramos que os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem passaram a utilizar as TICs devido ao seu grande avanço e familiaridade dos estudantes. Mas, para que seja possível a utilização dessas tecnologias no contexto escolar, é necessário que os professores dominem as TICs, que as escolas possuam e que haja uma mudança no currículo pedagógico.