Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48367
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3506
    "inscrito_id" => 1181
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo discutir a importância da utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, como mediadores do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, a pesquisa foi realizada em duas etapas: (a) Levantamento bibliográfico, realizado por meio de revisão de literatura, que consistiu na consulta de artigos científicos publicados na base de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, no período de Janeiro a Setembro de 2018. Foram selecionados artigos em Língua Portuguesa, disponíveis em textos completos. b) Organização e finalização do artigo, entre Outubro e Dezembro de 2018. Para a consecução da pesquisa, foram utilizados, como aporte teórico, entre outros, os referenciais de FREIRE (2002), PIAGET (1964), MARCUSCHI e XAVIER (2005), SOUSA; CARVALHO e MARQUES (2012), COTTA (2012), GERHARDT e SILVEIRA (2009), MARIN (2010), MORAN (2004) e RICOY e COUTO (2012). Tal estudo se justifica pelo entendimento de que o ensino atualmente necessita ser realizado de forma mais interativa, dinâmica, atrativa e lúdica, despertando o interesse, a curiosidade e a criatividade do aluno. Concluiu-se, até o momento, a partir do estudo realizado, que o uso de recursos tecnológicos em sala de aula é essencial para uma melhor interação entre professor/aluno e aluno/aluno. Além disso, evidencia-se a necessidade de se aprimorar o uso dos recursos tecnológicos modernos disponíveis, como também o uso de novas metodologias"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID1181_15092018112242.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA SILVA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "lsantos070@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48367
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3506
    "inscrito_id" => 1181
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo discutir a importância da utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, como mediadores do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, a pesquisa foi realizada em duas etapas: (a) Levantamento bibliográfico, realizado por meio de revisão de literatura, que consistiu na consulta de artigos científicos publicados na base de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, no período de Janeiro a Setembro de 2018. Foram selecionados artigos em Língua Portuguesa, disponíveis em textos completos. b) Organização e finalização do artigo, entre Outubro e Dezembro de 2018. Para a consecução da pesquisa, foram utilizados, como aporte teórico, entre outros, os referenciais de FREIRE (2002), PIAGET (1964), MARCUSCHI e XAVIER (2005), SOUSA; CARVALHO e MARQUES (2012), COTTA (2012), GERHARDT e SILVEIRA (2009), MARIN (2010), MORAN (2004) e RICOY e COUTO (2012). Tal estudo se justifica pelo entendimento de que o ensino atualmente necessita ser realizado de forma mais interativa, dinâmica, atrativa e lúdica, despertando o interesse, a curiosidade e a criatividade do aluno. Concluiu-se, até o momento, a partir do estudo realizado, que o uso de recursos tecnológicos em sala de aula é essencial para uma melhor interação entre professor/aluno e aluno/aluno. Além disso, evidencia-se a necessidade de se aprimorar o uso dos recursos tecnológicos modernos disponíveis, como também o uso de novas metodologias"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID1181_15092018112242.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA SILVA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "lsantos070@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a importância da utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, como mediadores do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, a pesquisa foi realizada em duas etapas: (a) Levantamento bibliográfico, realizado por meio de revisão de literatura, que consistiu na consulta de artigos científicos publicados na base de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, no período de Janeiro a Setembro de 2018. Foram selecionados artigos em Língua Portuguesa, disponíveis em textos completos. b) Organização e finalização do artigo, entre Outubro e Dezembro de 2018. Para a consecução da pesquisa, foram utilizados, como aporte teórico, entre outros, os referenciais de FREIRE (2002), PIAGET (1964), MARCUSCHI e XAVIER (2005), SOUSA; CARVALHO e MARQUES (2012), COTTA (2012), GERHARDT e SILVEIRA (2009), MARIN (2010), MORAN (2004) e RICOY e COUTO (2012). Tal estudo se justifica pelo entendimento de que o ensino atualmente necessita ser realizado de forma mais interativa, dinâmica, atrativa e lúdica, despertando o interesse, a curiosidade e a criatividade do aluno. Concluiu-se, até o momento, a partir do estudo realizado, que o uso de recursos tecnológicos em sala de aula é essencial para uma melhor interação entre professor/aluno e aluno/aluno. Além disso, evidencia-se a necessidade de se aprimorar o uso dos recursos tecnológicos modernos disponíveis, como também o uso de novas metodologias

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.